Portal da Saude

Portal da Saúde
História
⌚ 24.02.2016

2016

Reacreditação Total em Qualidade do Hospital da Prelada pelo organismo internacional Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS).

2015

Entrada em funcionamento da especialidade de Avaliação do Dano Corporal. 

2014

Fusão dos serviços de Cirurgia Geral/Urologia e de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética no Departamento de Cirurgia (piso 6).

Entrada em funcionamento das especialidades de Medicina Dentária, Dermatologia e Ginecologia.

2013

Reacreditação Total em Qualidade do Hospital da Prelada pelo organismo internacional Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS).

Criação da Unidade de Cirurgia de Ambulatório (piso 2).

2012

Abertura do Centro de Atendimento (outubro).

2011

Inauguração da Ala Dr. Albino Aroso (piso 0) pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, na presença do Vice-Provedor e Presidente da Comissão de Apoio Executiva do Hospital da Prelada, José Caiano, do Administrador Executivo, Ilídio Lobão, e do representante do Diretor Clínico, Manuel Maia (25 de novembro).

Implementação das Unidades Operacionais de Saúde da Santa Casa da Misericórdia do Porto Hospital da Prelada - Dr. Domingos Braga da Cruz e Centro Hospitalar Conde de Ferreira. Conselho Geral da Saúde dá lugar ao Conselho de Gestão da Saúde da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Conselhos de Gerência do Hospital da Prelada e do Centro Hospitalar Conde de Ferreira dão lugar às respetivas Comissões de Apoio Executivas (01 de setembro).

Inauguração do Ginásio de Ambulatório (piso -1) pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, na presença dos Vice-Provedores e Vice-Presidentes do Conselho de Gerência do Hospital da Prelada, Fernando Gomes e José Caiano.

2010

Centro de Referência para Tratamento Cirúrgico de Obesidade: Assinatura de Protocolo pela Ministra da Saúde, Ana Jorge, e pelo Vice-Provedor e Presidente do Conselho de Gerência do Hospital da Prelada, Faria e Almeida, no Hospital da Prelada.

2009

Abertura da sala de operações para Cirurgia de Ambulatório nas Consultas Externas (21 de dezembro).

Entrada em funcionamento da especialidade de Oftalmologia.

2008

Comemoração do 20.º aniversário. Sessão Solene com o Primeiro-Ministro, José Sócrates, a Ministra da Saúde, Ana Jorge, o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, o Bispo Auxiliar do Porto, D. João Miranda Teixeira, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, José Luís Novaes, os Vice-Provedores António Tavares e Faria e Almeida (Presidente do Conselho de Gerência do Hospital da Prelada).

2007

Acreditação Total em Qualidade do Hospital da Prelada pelo organismo internacional Health Quality Service (HQS). Torna-se o primeiro hospital IPSS em Portugal a receber Acreditação em Qualidade por um organismo nacional ou internacional.

1994

Entrada em funcionamento dos serviços de Cirurgia Geral e Urologia e abertura da sexta sala de operações (março).

1989

Abertura da Unidade de Queimados (agosto).

1988

Inauguração oficial do Hospital da Prelada - Dr. Domingos Braga da Cruz pelo Primeiro-Ministro, Prof. Cavaco Silva, na presença do Vice-Primeiro-Ministro, Eurico de Melo, do Ministro do Planeamento, Valente de Oliveira, da Ministra da Saúde, Leonor Beleza, do Ministro da Segurança Social, Silva Peneda, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Brigadeiro Aires Martins, e do Vice-Provedor, José Luís Novaes (26 de novembro).

Hospital da Prelada recebe os primeiros doentes nos serviços de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, Medicina Física e Reabilitação e Ortopedia (17 de outubro).

1986

Falecimento de Domingos Braga da Cruz. Nascido em Braga a 03 de outubro de 1899, o distinto Médico, Governador Civil do Porto, Provedor (em três mandatos) e Irmão Honorário da Santa Casa da Misericórdia do Porto e diretor do Hospital Geral de Santo António, foi o grande impulsionador do projecto de construção do Hospital da Prelada.

1982

Estado português reconhece a Santa Casa da Misericórdia do Porto como entidade administradora do futuro Hospital da Prelada.

1971

Início das obras de construção do futuro Hospital da Prelada.

1961

Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia do Porto, sob a Provedoria de Domingos Braga da Cruz, esboça a construção de um Centro de Reabilitação nos terrenos adjacentes à Quinta da Prelada, com as especialidades de Medicina Física e Reabilitação, Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e Ortopedia.

1906

Inauguração do "Hospital de Convalescentes - D. Francisco de Noronha", no solar da Quinta da Prelada.

1904

Falecimento de D. Francisco de Noronha e Menezes. Lega parte da fortuna à Santa Casa da Misericórdia do Porto para implantação de um hospital.

A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.