Centro Hospitalar Conde de Ferreira
- ¬ Áreas Clínicas
- ¬ Contactos e Localização
- ¬ Horários
- ¬ Utentes e Visitas
- ¬ Hortas
- ¬ Prémios e Distinções
- ¬ Institucional
- ¬ Planos e Documentos Estratégicos
- ¬ Atividades Culturais e Artísticas - Mostra Virtual
.jpg)
.jpg)




A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que promove e utiliza o envolvimento em ocupações como elemento terapêutico. Na sua abordagem avalia e intervém a três níveis - na pessoa, na ocupação e no contexto - por forma a promover a saúde e o bem-estar.
Tem como objetivo a promoção, prevenção, habilitação e reabilitação do desempenho ocupacional, relacionadas com uma desvantagem, disfunção/doença mental ou física, permanente ou temporária.
No serviço de Terapia Ocupacional (STO) existe uma variedade de atividades individuais e em grupo que nos permitem implementar diferentes objetivos terapêuticos com vista à reabilitação psicossocial dos utentes integrados.
A Terapia Ocupacional ajuda a promover as competências motoras, cognitivas, de processamento sensorial e de comunicação.
Existem neste serviço Oficinas:
OFICINA DE EXPRESSÃO PLÁSTICA
A capacidade de um indivíduo se auto-exprimir está relacionada com o seu desejo de se auto-afirmar. Ao expressar o seu pensamento através de palavras, sons, imagens, desenhos ou qualquer outra forma de expressão, o indivíduo está a relacionar-se com o mundo.
A representação plástica, num sentido amplo, é um processo de construção do pensamento.
A arte como instrumento terapêutico está englobada num plano terapêutico multidisciplinar, adaptado à pessoa a quem se destina.
No Centro Hospitalar Conde de Ferreira, a oficina/atelier de expressão plástica faz parte do serviço de reabilitação e terapia ocupacional. É um espaço inteiramente dedicado ao utente que, depois de uma seleção feita pela equipa terapêutica, integra a atividade no seu plano terapêutico.
Os utentes frequentam o espaço oficinal em média duas vezes por semana, em sessões de 01h30.
O atelier estende-se para além do seu espaço físico, levando-se as artes plásticas até às Enfermarias e ao Centro de Dia para Doentes de Alzheimer e Outras Demências.
OFICINAS DE LAVORES E DE ENCADERNAÇÃO E CARTONAGEM
Cujo trabalho assenta sobre os seguintes objetivos terapêuticos: adquirir hábitos de trabalho; respeitar o espaço, os materiais e os outros; desenvolver capacidades para iniciar, manter e concluir tarefas; reforçar a autoestima e a autoconfiança; fomentar a criatividade e diminuir o isolamento social e a apatia.
A oficina de Encadernação e Cartonagem promove a participação dos utentes em diferentes atividades com o uso de papel fazendo trabalhos utilizando técnicas como o " quilling", " técnica do balão", " técnica do guardanapo", reciclagem papel e encadernação.
A Oficina de Lavores promove a participação dos utentes em diferentes atividades com o uso de tecidos, linhas e costura fazendo trabalhos em arraiolos, ponto de cruz, meio ponto, crochet e esmirna.
Outras Atividades:
- Teatro
- Natação
- Educação Física
- Musicoterapia