Portal da Saude

Portal da Saúde
Terapia Ocupacional
⌚ 24.02.2016

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que promove e utiliza o envolvimento em ocupações como elemento terapêutico. Na sua abordagem avalia e intervém a três níveis - na pessoa, na ocupação e no contexto - por forma a promover a saúde e o bem-estar.

Tem como objetivo a promoção, prevenção, habilitação e reabilitação do desempenho ocupacional, relacionadas com uma desvantagem, disfunção/doença mental ou física, permanente ou temporária.

No serviço de Terapia Ocupacional (STO) existe uma variedade de atividades individuais e em grupo que nos permitem implementar diferentes objetivos terapêuticos com vista à reabilitação psicossocial dos utentes integrados.

A Terapia Ocupacional ajuda a promover as competências motoras, cognitivas, de processamento sensorial e de comunicação.


Existem neste serviço Oficinas:

OFICINA DE EXPRESSÃO PLÁSTICA

A capacidade de um indivíduo se auto-exprimir está relacionada com o seu desejo de se auto-afirmar. Ao expressar o seu pensamento através de palavras, sons, imagens, desenhos ou qualquer outra forma de expressão, o indivíduo está a relacionar-se com o mundo.

A representação plástica, num sentido amplo, é um processo de construção do pensamento.

A arte como instrumento terapêutico está englobada num plano terapêutico multidisciplinar, adaptado à pessoa a quem se destina.

No Centro Hospitalar Conde de Ferreira, a oficina/atelier de expressão plástica faz parte do serviço de reabilitação e terapia ocupacional. É um espaço inteiramente dedicado ao utente que, depois de uma seleção feita pela equipa terapêutica, integra a atividade no seu plano terapêutico.

Os utentes frequentam o espaço oficinal em média duas vezes por semana, em sessões de 01h30.

O atelier estende-se para além do seu espaço físico, levando-se as artes plásticas até às Enfermarias e ao Centro de Dia para Doentes de Alzheimer e Outras Demências.


OFICINAS DE LAVORES E DE ENCADERNAÇÃO E CARTONAGEM

Cujo trabalho assenta sobre os seguintes objetivos terapêuticos: adquirir hábitos de trabalho; respeitar o espaço, os materiais e os outros; desenvolver capacidades para iniciar, manter e concluir tarefas; reforçar a autoestima e a autoconfiança; fomentar a criatividade e diminuir o isolamento social e a apatia.

A oficina de Encadernação e Cartonagem promove a participação dos utentes em diferentes atividades com o uso de papel fazendo trabalhos utilizando técnicas como o " quilling", " técnica do balão", " técnica do guardanapo", reciclagem papel e encadernação.


A Oficina de Lavores promove a participação dos utentes em diferentes atividades com o uso de tecidos, linhas e costura fazendo trabalhos em arraiolos, ponto de cruz, meio ponto, crochet e esmirna.


Outras Atividades:

- Teatro

- Natação

- Educação Física

- Musicoterapia

A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.