Portal da Saude

Portal da Saúde
Presépio de Luz traz brilho a este Natal
⌚ 03.12.2019
Centro Hospitalar Conde de Ferreira

O tema escolhido pela Misericórdia do Porto para este Natal é: "Natal de Luz. Guiados pelo brilho da paz e harmonia."

Foi com este mote em mente, que os utentes do Centro Hospitalar Conde de Ferreira idealizaram o presépio que construíram nas oficinas de Terapia Ocupacional.

O presépio, retro-iluminado numa simples trama de fios d'ouro causa um impacto mágico de luz e brilho tanto de noite como de dia. No centro, José, Maria e Deus menino, são harmoniosamente bordados em ponto livre. A toda a volta, e como já tem sido tradição, a representação da cidade a quem a Santa Casa presta Misericórdia: em cima à direita a Câmara Municipal, à esquerda a icónica Torre dos Clérigos e ao centro inferior direito o nosso Centro Hospitalar.

O presépio, montado pelo Serviço de Instalações e Serviços está a concurso na categoria III- equipas de apoio a adultos e pessoas com necessidades especiais.  Apenas um dos muitos projetos apresentados pelos utentes, inscritos no Serviço de Terapia Ocupacional, que frequentam as oficinas de lavores, expressão plástica e cartonagem, que aliás vemos aqui representadas. 


Apesar de não ter participado no ano de 2018, o Centro Hospitalar já foi vencedor do primeiro prémio do concurso de Presépios de Natal da Câmara Municipal do Porto três vezes consecutivas. Este ano, a entrega dos prémios far-se-á em sessão solene, durante o mês de janeiro, em data a determinar.


Outras atividades terapêuticas disponíveis pelo Serviço são a Hipoterapia; Dança Movimento e Terapia; Práticas Teatrais; Técnicas criativas; Natação Terapêutica; Futebol; Jardinagem; Hortas Terapêuticas; Wii terapia; Musicoterapia e Educação Física apenas para enumerar algumas. 


As atividades tem como principal objetivo reabilitar os doentes que, devido às suas patologias sofrem comummente de atrofia muscular. Ao mesmo tempo, a terapia ocupa os utentes, reabilitando competências sociais e de integração. 


+ INFO

SIGA-NOS no FACEBOOK 

A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.