Portal da Saude

Portal da Saúde
Medicina Física e de Reabilitação


DESCRIÇÃO GERAL

Especialidade que se dedica ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de utentes com lesões ao nível ortopédico, muscular e nervoso que incapacitam ao nível motor.



REABILITAÇÃO PEDIÁTRICA

Área de intervenção da Medicina Física e de Reabilitação em que as especificidades das patologias mais frequentes e as particularidades da deficiência e incapacidade nas idades mais jovens requerem uma diferenciação acrescida. 

Dispomos de uma área de intervenção terapêutica em reabilitação médica para idade pediátrica (0-17 anos e 364 dias), com o qual se pretende responder às necessidades de uma população que não encontra atualmente estruturas/recursos adequados na área metropolitana do Porto. 

A unidade articula com estruturas hospitalares, nomeadamente com os serviços de Pediatria dos hospitais do grande Porto, e extra-hospitalares, como os centros da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral.


ATIVIDADE ASSISTENCIAL

Dispomos de consulta externa e técnicas diferenciadas de diagnóstico e terapêutica, orientadas para as principais patologias que causam deficiência e incapacidade na infância:

- Patologia da comunicação/função motora oral 

- Patologia do desenvolvimento

- Spina bífida e lesões vertebro-medulares 

- Paralisia cerebral e lesões encefálicas adquiridas

- Doenças neuromusculares 

- Patologia ortopédica e traumatológica

- Desvios do ráquis e deformidades dos membros

- Patologia reumatológica

- Amputações/défices congénitos dos membros

- Sequelas de queimaduras 


TRATAMENTOS

- Fisioterapia

- Terapia Ocupacional

- Terapia da Fala

- Reabilitação Neuropsicológica

- Tratamento da Espasticidade com técnicas invasivas: baclofeno intratecal e toxina botulínica


INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

Foram  criadas infraestruturas para esta atividade, com equipamento apropriado para diferentes faixas etárias e múltiplos espaços para atividade individual e conjunta.