Serviços
OBJETIVO
Prestação de serviços no domínio da recuperação e aumento da qualidade de vida do paciente visando a reabilitação cognitiva, como manutenção de um adequado nível neurocognitivo, que garanta a autonomia da pessoa afetada.
DESTINATÁRIOS
Pessoas com dificuldades neurocognitivas, funcionais e com problemas comportamentais crónicos ou decorrentes de lesões cerebrais adquiridas.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Exame das funções cognitivas do indivíduo, que pretende avaliar e identificar a integridade das funções nervosas superiores (atenção, memória, consciência, linguagem e cognição), através da utilização de testes padronizados.
Procura, ainda, fazer o despiste de problemas ao nível da relação entre o funcionamento cerebral, a cognição, as emoções, a personalidade e comportamentos.
É muito importante perante suspeitas de défices cerebrais.
Permite traçar um perfil cognitivo do paciente e compará-lo com o esperado para a sua idade.
É aconselhada uma avaliação neuropsicológica quando existem sintomas frequentes e recorrentes de:
- Esquecimentos frequentes
- Dificuldades em encontrar as palavras na fala
- Dificuldade em reconhecer familiares
- Perder-se em sítios conhecidos
- Dificuldades de concentração
- Dificuldades em conduzir veículos automóveis
- Dificuldade em realizar tarefas que antes fazia sem esforço
- Dificuldade em seguir noticiários/novelas, não sendo depois capaz de relatar o acontecimento
Casos especificamente indicados para a avaliação neuropsicológica:
- TCE: Traumatismo Cranioencefálico
- AVC: Acidentes Vasculares Cerebrais
- Neoplasias Cranioencefálicas
- Esclerose Múltipla
- Estados Comatosos
- Dificuldades de Aprendizagem
- Epilepsia
- Perda Acentuada de Capacidades Intelectuais/Cognitivas
- Distinção entre Depressão e Demência
- Perturbações Neuropsicológicas (demências)
IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO
Permite diagnosticar um processo degenerativo do sistema nervoso central numa fase bastante precoce e, desta forma, alertar o Neurologista para um planeamento fármaco-terapêutico, visando abrandar o avanço do processo demencial.
Nos casos de neoplasias cranioencefálicas, ou em situações de AVC, após se detetar quais as áreas afetadas pela lesão e quais as funções comprometidas, proceder-se-á à estimulação das mesmas através da reabilitação cognitiva.
Em crianças, é possível fazer o diagnóstico de problemas de aprendizagem diretamente relacionados com o sistema nervoso cerebral (dislexia, hiperatividade, deficit de atenção) por oposição a problemas de origem emocional.
FASES DA NEUROPSICOLOGIA DE INTERVENÇÃO
1. Avaliação Neuropsicológica
2. Relatório/ Devolução dos Resultados
3. Sequência de Sessões de Reabilitação/Estímulo Cognitivo nas zonas cerebrais que apresentem deficit