O Centro Hospitalar Conde de Ferreira (CHCF) participou na quarta edição do projeto "Fintar o Estigma - Torneio Ibérico de Futsal Inclusivo pela Saúde Mental", que se realizou no dia 27 de maio no Centro Desportivo do Instituto Politécnico do Porto.
A equipa do CHCF foi formada por 10 utentes, que integram a equipa de futebol deste estabelecimento da Misericórdia do Porto, e contou com o acompanhamento de seis técnicos.
O projeto "Fintar o Estigma" resulta da parceria entre a Associação Nova Aurora na Reabilitação e Reintegração Psicossocial, o Centro Desportivo do Instituto Politécnico do Porto e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
O principal objetivo passa por, através de um torneio de futsal inclusivo, com a participação de utentes, familiares e técnicos de instituições de reabilitação psiquiátrica, bem como estudantes de várias instituições de ensino superior da Academia do Porto, ultrapassar preconceitos. O CHCF participou nesta iniciativa pelo terceiro ano consecutivo
Além de promover a prática de atividade física em pessoas com doença mental, este projeto proporciona a envolvente ideal para estimular a interação entre a comunidade universitária e esta população com necessidades especiais, minorando a carga do estigma na doença mental.