A Unidade de Reabilitação de AVC do Hospital da Prelada candidatou-se, em 2023, à 16ª Edição do prémio de Boas Práticas em Saúde. O prémio visa distinguir e dar a conhecer as boas práticas em saúde no âmbito da qualidade e inovação, a nível nacional e internacional.
O projeto apresentado mostra a unidade através das suas instalações e equipa multiprofissional de reabilitação, o programa intensivo de fase subaguda e internamento, e os resultados dos primeiros 3 anos de atividade em termos de parâmetros clínicos de recuperação e em indicadores de qualidade. Com mais de 90 trabalhos concorrentes, o projeto foi um dos 12 finalistas na categoria de Melhor Póster Científico.
Segundo o Dr. Renato Nunes, diretor de serviço de medicina física e de reabilitação do Hospital da Prelada, desenvolvemos uma aposta forte nas tecnologias de reabilitação e no equipamento diferenciado, e investimos num programa de reabilitação precoce, intensivo, integral e abrangente, com todas as valências na área de reabilitação, que permite aos doentes o atingimento do seu maior potencial de recuperação.
Este projeto promove "cuidados especializados e diferenciados", salienta ainda o Dr. Renato Nunes, mas também "uma articulação na continuidade de cuidados entre o hospital e a comunidade".