Portal da Saude

Portal da Saúde
Uma centena de utentes vão às compras ... de Natal
⌚ 13.12.2019
Centro Hospitalar Conde de Ferreira

Hoje, 4 utentes da enfermaria Nossa Senhora de Fátima foram às compras de Natal. Acompanhados pela enfermeira supervisora da enfermaria e duas alunas da licenciatura de enfermagem, que se encontram como já é habitual, a fazer um estágio na área da saúde mental e enfermaria no Centro Hospitalar Conde de Ferreira.


Saem em grupo pequenos, no máximo com 8 utentes de cada vez, rumo ao Shopping Parque Nascente. Tomam um café e põe a conversa em dia. É um pretexto para sair e ir a sítios diferentes. Ver as montras e as decorações natalícias. O grupo de hoje era só de homens e todos quiseram comprar ou botas e kispos, outros relógios, mas há também quem queira até um rádio portátil. Mas todos escolhem roupa quentinha a condizer com a época do ano.


Escolher o que gostam, gerir o dinheiro que levam, procurar nos charriots pelos números que vestem e confirmar tamanhos, é vê-los perfeitamente integrados no ambiente retalhista, como qualquer outro grupo de amigos que vai às compras.

A iniciativa foi das diferentes equipas técnicas que em 2004 começaram a proporcionar aos utentes mais autónomos a aquisição de prendas de natal em contexto extra hospitalar. Toda a comunidade hospitalar está envolvida nesta logística sendo que estes utentes são acompanhados por terapeutas ocupacionais, psicólogos assistentes sociais e enfermeira, a partir de finais de novembro e até meados de dezembro. Este anos foram precisam mais de 20 viagens, por forma a que cerca de uma centena de utentes fosse às compras nesta quadra de Natal.