Portal da Saude

Portal da Saúde
Tertúlias da Prelada - Reprocessamento Seguro de Endoscópios Digestivos | 24 SET
⌚ 26.07.2019

No próximo dia 24 de setembro, às 18h00, realizam-se as Tertúlias na Prelada, sob o tema "Reprocessamento Seguro de Endoscópios Digestivos".


Desde 1994 que a European Society of Gastrointestinal Endoscopy (ESGE) e a European Society of Gastrointestinal Endoscopy Nurses and Associates têm vindo a desenvolver guidelines e recomendações relativas ao controlo de infecção nas diferentes tipologias de estruturas onde são realizados procedimentos endoscópicos, sendo o reprocessamento de endoscópios uma das áreas prioritárias de investigação.

Em novembro de 2018 estas entidades produziram nova recomendação sobre o reprocessamento de endoscópios, a qual altera procedimentos e introduz novos conteúdos e conceitos.

No cumprimento do objetivo estratégico 9 do Plano Nacional de Segurança dos Doentes, 2015 - 2020, Prevenir e Controlar as Infeções, consideramos pertinente organizar um evento que colocasse a refletir e a discutir em conjunto os profissionais responsáveis pelas diferentes etapas do reprocessamento de endoscópios digestivos (enfermeiros e assistentes operacionais).

Sendo as Tertúlias, historicamente, espaços de discussão livre de censura e, progressivamente, de construção de senso crítico e de difusão do conhecimento, convidamos todos os interessados a estar presentes e a contribuir para a reflexão das suas práticas diárias.   

Para enriquecer a discussão estarão presentes convidados de diferentes entidades profissionais cujo foco de intervenção é a segurança do doente e, especificamente o controlo de infeção.

O evento decorre no auditório do Hospital da Prelada e as inscrições são gratuitas, porém obrigatórias.


Para mais informações e inscrições contacte secretariado.jornadas@scmp.pt.