Notícias
Superalimentos
Também anda à procura de superalimentos para garantir uma vida saudável, manter-se em boa forma física e evitar doenças Cardiovasculares? O Serviço de Nutrição do Hospital da Prelada deixa aqui algumas dicas e exemplos de alimentos ricos em nutrientes, alguns deles ainda pouco utilizados pela maioria da população. É o caso da Cúrcuma e do Cânhamo. A Curcuma é também conhecida como açafrão e as suas qualidades são importantes para o bom funcionamento de todo o organismo. É indicada para problemas como resfriados, sinusites, infeções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo. Já o cânhamo é bom para substituir farinhas sem glúten. Pode ser usado para fazer bolachas sem glúten, é rico em proteínas, fibras, minerais e ômega - 3 e ômega- 6.
Na verdade, a indústria alimentar confere o rótulo de superalimento a alimentos com elevado valor nutricional que têm uma suposta capacidade de impactar positivamente a saúde, onde se destacam os seguintes:
- Vegetais folhosos
- Frutos vermelhos e citrinos
- Abacate
- Frutos oleaginosos e sementes
- Gengibre
- Curcuma
- Cânhamo
- Tofu
- Quinoa
- Lentilhas
Embora muitos alimentos possam ser assim descritos por serem ricos em nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e antioxidantes, é importante realçar que não existem superalimentos que por si só sejam a chave para a prevenção de doenças e garantir melhor estado de saúde.
De qualquer maneira, vale a pena lembrar que uma alimentação completa, variada e equilibrada será sempre a melhor solução quando falamos em prevenção de doenças. Marque já a sua consulta de Nutrição no Hospital da Prelada. Cuidar de Si é a nossa especialidade!