Portal da Saude

Portal da Saúde
Secretário de Estado da Saúde no encerramento do curso de Medicina Translacional
⌚ 17.03.2017
18 MAR | Auditório D. Pedro IV | Misericórdia do Porto

O Auditório D. Pedro IV, da Misericórdia do Porto, acolhe a formação especializada sobre estudos pré-clínicos e os primeiros ensaios em humanos.

O curso termina a 18 de março com Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Durante a manhã serão abordadas as estratégias para a investigação de translação em Portugal e o debate contará com a participação do Provedor António Tavares, do Presidente do INFARMED, do Bastonário da Ordem dos Médicos e do Diretor Executivo do Health Cluster Portugal, entre outras individualidades da área da investigação científica.

O curso de Medicina Translacional, coordenado por Helena Beaumont, Diretora da Unidade de Ensaios Clínicos do INFARMED, e por Luís Almeida, Presidente do Colégio de Farmacologia Clínica da Ordem dos Médicos, teve início a 16 de março e reúne perto de uma centena de especialistas.

A Medicina Translacional é definida como a investigação científica que agiliza a tradução das descobertas científicas em práticas para melhorar a saúde humana e o seu bem-estar.

Ao longo destes três dias, os participantes têm contacto com uma perspetiva genérica das diversas fases da medicina translacional, sendo ainda elucidados sobre a informação pré-clínica e farmacêutica necessária para a realização dos ensaios clínicos iniciais em seres humanos de medicamentos e de dispositivos médicos, para além das abordagens que se podem seguir para os primeiros ensaios em seres humanos.

A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.