Notícias
As III Jornadas Nacionais de Saúde em Meio Prisional reuniram, ao longo de todo o dia 31 de março, mais de 150 especialistas nacionais e internacionais.
Organizado pela Misericórdia do Porto e pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, o evento abordou temas centrais da área da Saúde e da Justiça nos panoramas português, britânico e europeu.
O Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, abriu a jornada de trabalho moderando a mesa sob o tema DO SNS AO CIDADÃO RECLUSO, juntamente com Hugo Esteves, e na qual intervieram Paulo Boto, Erica Cardoso e Cláudia Martins.
Seguiu-se a assinatura da adenda ao protocolo de cooperação entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a Misericórdia do Porto e o Centro Hospitalar São João no âmbito do tratamento da população reclusa com Hepatite C.
O Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, enalteceu os doze anos de parceria no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo - Feminino, realçando o trabalho desenvolvido na área da Saúde, da ocupação laboral e da formação profissional.
O Diretor-Geral da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Celso Manata, focou a importância do tratamento da população reclusa, nomeadamente da Hepatite C.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, esteve presente na sessão de abertura, destacando a importância do papel da Misericórdia do Porto na Saúde, incluindo nos cuidados prestados às reclusas do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo - Feminino.
Os trabalhos continuaram sob o tema TRATAMENTO PENITENCIÁRIO: DA LEGISLAÇÃO À PRÁTICA, moderado por Ramos da Fonseca e com as participações de Rui Nunes, Isabel Antunes, Amélia Bentes e Dario Martins.
A tarde abriu o debate internacional sobre A EUROPA E A SAÚDE EM MEIO PRISIONAL, sob a moderação de Paulo Moimenta de Carvalho e Alan MiTchell. Hugo Esteves, Stephanie Eaton, Ian Bickers e Lars Moller refletiram sobre a temática.
A Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, encerrou os trabalhos, destacando a articulação fundamental entre as áreas da saúde e da justiça em meio prisional.