Notícias
Saiba tudo sobre o herpes zoster.
O herpes
zoster, também conhecido por zona, é uma doença infeciosa e
transmissível provocada pela reativação do vírus da varicela.
Quem pode sofrer de zona?
Qualquer pessoa que tenha tido varicela pode vir a desenvolver a doença. Pode ocorrer em crianças, mas é muito mais comum em adultos, sobretudo depois dos 50 anos de idade.
Como se manifesta?
A doença caracteriza-se pelo surgimento de uma erupção cutânea com bolhas que causa dor intensa e comichão numa área especifica do corpo, provocando um mal-estar geral.
Quais são os fatores de risco da doença?
Idade mais avançada; sistema imunitário debilitado; contacto com outra pessoa com varicela ou herpes zoster; na presença de uma infeção ou um traumatismo grave.
Que cuidados se devem ter na presença da doença?
Manter a região afetada limpa e seca; evitar tocar ou coçar as lesões para prevenir a infeção secundária; lavar as mãos com regularidade; manter-se hidratado e descansar adequadamente para fortalecer o sistema imunitário. Procure evitar o contacto com outras pessoas de risco, nomeadamente, grávidas que nunca tiveram varicela, bebés prematuros e pessoas com o sistema imunitário enfraquecido, até que as bolhas passem a crostas.
Como é feito o tratamento?
O tratamento do herpes zoster inclui o uso de medicamentos antivirais, para acelerar a cicatrização e reduzir a duração e a gravidade dos sintomas de dor, comichão e erupção cutânea.
Podem surgir complicações da doença?
O herpes zoster ou zona pode gerar várias complicações que afetam a qualidade de vida e a saúde. A complicação mais temida é a dor crónica, também conhecida por nevralgia pós-herpética, que pode durar vários anos. A paralisação facial, e sequelas neurológicas e oftalmológicas ?como perda da visão, da audição são outras complicações desta doença, entre outras.
Em casos mais graves, pode ser necessário o acompanhamento de um médico especializado, como um dermatologista, para avaliar a extensão da infeção e indicar o tratamento adequado.
De que forma é possível prevenir?
A vacinação contra a herpes zoster é uma medida preventiva importante, especialmente para indivíduos com maior risco de desenvolver a doença.
De momento a vacina encontra-se indicada na prevenção do herpes zoster e da nevralgia pós-herpética em adultos com idade igual ou superior a 50 anos, numa base de decisão individual, com acompanhamento médico.
Para o esclarecimento de dúvidas e acompanhamento especializado, agende a sua consulta de Dermatologia no Hospital da Prelada.
Cuidar de Si
É a nossa Especialidade