Notícias
A secção de Viveiros Terapêuticos, inserida no Centro Hospitalar Conde de Ferreira e pertencente ao Parque Avides de Moreira, está a levar a cabo a plantação de Flores de Corte e Plantas aromáticas e medicinais com o duplo objetivo de produção e terapia hortícola como parte integrante do Serviço de Terapia Ocupacional.
O processo de preparação, consiste na preparação do terreno para a plantação, colocação de sistema de rega gota a gota e tela anti-ervas. Posteriormente foram plantadas cerca de 1000 pés.
O processo de plantação e manutenção é assegurado pelos utentes do Serviço de Terapia Ocupacional e supervisionado pela Misericórdia do Porto. A LIPOR, parceira do Parque Avides Moreira, patrocina a iniciativa com a oferta dos materiais utilizados nesta fase e posterior replantação.
Um viveiro de plantas é um "berçário de plantas", um espaço dedicado à multiplicação de espécies vegetais até que se tornem aptas para serem transplantadas ou comercializadas. Um viveiro terapêutico é uma "escola de plantação", dedicada a actividades agrícolas, para serem realizadas por utentes em terapia.
Para os utentes do Serviço de Terapia Ocupacional, os objectivos terapêuticos são quatro: estimular, desenvolver, controlar e observar.