Portal da Saude

Portal da Saúde
Parque Avides Moreira produz flores de corte e Plantas Aromáticas e Medicinais
⌚ 11.10.2019

A secção de Viveiros Terapêuticos, inserida no Centro Hospitalar Conde de Ferreira e pertencente ao Parque Avides de Moreira, está a levar a cabo a plantação de Flores de Corte e Plantas aromáticas e medicinais com o duplo objetivo de produção e terapia hortícola como parte integrante do Serviço de Terapia Ocupacional.

O processo de preparação, consiste na preparação do terreno para a plantação, colocação de sistema de rega gota a gota e tela anti-ervas. Posteriormente foram plantadas cerca de 1000 pés. 

O processo de plantação e manutenção é assegurado pelos utentes do Serviço de Terapia Ocupacional e supervisionado pela Misericórdia do Porto. A LIPOR, parceira do Parque Avides Moreira, patrocina a iniciativa com a oferta dos materiais utilizados nesta fase e posterior replantação.

Um viveiro de plantas é um "berçário de plantas", um espaço dedicado à multiplicação de espécies vegetais até que se tornem aptas para serem transplantadas ou comercializadas. Um viveiro terapêutico é uma "escola de plantação", dedicada a actividades agrícolas, para serem realizadas por utentes em terapia. 

Para os utentes do Serviço de Terapia Ocupacional, os objectivos terapêuticos são quatro: estimular, desenvolver, controlar e observar. 

Estimular as funções sociais, cognitivas, físicas e psicológicas, reduzindo a ansiedade e melhorando o humor e a qualidade de vida;
Desenvolver exercícios físicos que apoiem a libertação do stress de forma consciente;

Controlar a mente e as emoções, quaisquer que sejam as circunstâncias externas, libertando-se das inquietações e do desconforto mental e emocional;
Desenvolver as suas Hortas em pequenos espaços e de forma biológica, adquirindo competências de conhecimentos ancestrais de como cultivar;
Promover a interação com a natureza, fundamental para pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, stress, falta de autoestima, entre outros. Sendo também um satisfatório processo criativo;
Estimular a concentração;
Observar a natureza, aprendendo a conhecer e a enfrentar a vida. Adquirindo uma nova consciência indispensável para superar os desafios do quotidiano.