Notícias
ANDANDO EM TORNO DO SOL. Máquinas, aranhas e corsários, é um projecto expositivo com curadoria de Eduarda Neves, apresentado em diversos espaços, a partir dos quais os artistas trabalham no registo site-specific. Considerando o espaço da exposição e os múltiplos sentidos da noção de EUROPA, a exposição procura estabelecer um diálogo entre os campos da arte, filosofia e política.
O último espaço expositivo é o Panóptico do Centro Hospitalar Conde Ferreira, pela sua construção representativa do poder na Europa. A exposição vai inaugurou hoje, dia 13 de dezembro, às 16 horas e estará patente até dia 23.
Panóptico, do grego Pan(tudo) optikon (visão) tem uma estrutura circular, apresentando no centro um dispositivo de vigilância, sob a forma de uma torre. No Centro Hospitalar Conde Ferreira, o Panóptico para doentes furiosos, (e mais tarde destinado apenas a doentes do sexo masculino) tem 6 celas, uma casa para enfermeiro e uma outra para banhos composta numa estrutura geométrica de um eneágono. Estimasse que esteja em desuso desde a década de 1960, altura em que novos antipsicóticos foram introduzidos no formulário hospitalar. O Centro Hospitalar Conde Ferreira construiu em 1984 um Panóptico para 12 pacientes do sexo feminino, que foi demolido aquando da expropriação de terrenos para a construção da actual VCI em 1959.
Desde a sua recente reabilitação, o espaço é dedicado à exibição de projetos dedicados às Artes e Cultura.
Saiba + AQUI