Portal da Saude

Portal da Saúde
NÓS OS LOUCOS no Centro Hospitalar Conde de Ferreira
⌚ 17.03.2022
Centro Hospitalar Conde de Ferreira

Fomos, uma vez mais, cenário de um filme.  

Pela lente do realizador Miguel Filgueiras, participamos no projeto NÓS OS LOUCOS, cocriado pela MANICÓMIO e pela VIARCO, através da parceria da Misericórdia do Porto na coordenação desta primeira edição. 

Veja um pouco do que se passou por trás das câmaras no passado dia 3 de março... 


NÓS OS LOUCOS 

Este projeto, que visa a experimentação do desenho enquanto meio de construção de processos criativos, é dirigido a residentes de instituições de saúde mental nacionais. 

Durante seis meses foram criadas salas imersivas de desenho em quatro instituições, contando com a participação de 94 utentes, 19 dos quais do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.  

Este projeto tem a parceria institucional do Ministério da Cultura, através do programa "Garantir Cultura" e do Fundo de Fomento Cultural. 


MANICÓMIO - O QUE É?

Trata-se do primeiro espaço de criação de Arte Bruta em Portugal, que conjuga a criação e a aproximação dos artistas residentes (que experienciam doença mental) ao público. 

Desde a abertura, em inícios de 2019, que já conta com mais de 15 exposições em Portugal e no estrangeiro, e vários prémios, como a distinção de mérito do Ministério da Saúde.  

Em 2020 lançou, em parceria com a Direção Geral das Artes, o Programa de Apoio em Parceria - Arte e Saúde Mental, o primeiro do género em Portugal. 


VIARCO - O QUE É? 

É a única fábrica de lápis da península Ibérica, reconhecida internacionalmente pelos materiais de grafismo e belas artes. 

Teremos mais novidades em breve! 


SIGA-NOS...   Facebook    YouTube