Portal da Saude

Portal da Saúde
Misericórdia do Porto participa no 2.º Curso de Medicina Social
⌚ 26.04.2016

A valorização da formação social e humana de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros técnicos de saúde, está na génese do curso de Medicina Social, promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em parceria protocolada com as Santa Casa da Misericórdia do Porto e do Marco de Canavezes.

A segunda edição está a decorrer com aulas teóricas nas Instalações do Departamento de Clínica Geral da FMUP e visitas de estudo ao Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Lar da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canavezes.

Ao longo de 40 horas de formação, os formandos adquirem competências que permitem, na prestação de cuidados de apoio direto a idosos ou dependentes em contexto institucional dos lares, zelar pelo seu bem-estar de saúde e social. A formação incide, ainda, na comunicação na área da saúde, incluindo a comunicação inter-equipas.

A frequência do curso de Medicina Social, aprovado pelo Conselho Científico da Universidade do Porto, confere um diploma e 5 ECTS.

O curso é administrado por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, juristas, docentes da FMUP e quadros da Misericórdia do Porto, assim como da Misericórdia do Marco de Canavezes.

A direção do curso é assumida por Amélia Ferreira, diretora da FMUP, coadjuvada por Alberto Pinto Hespanhol, do Departamento de Clínica Geral da FMUP, e por Álvaro Ferreira da Silva, do Departamento de Medicina Social da Misericórdia do Porto.

A Medicina Social é uma área importante para as instituições do terceiro setor. Na Misericórdia do Porto apostou-se na criação de um Departamento de Medicina Social e na publicação de uma revista de saúde intitulada "Medicina Social", assim como na organização de um congresso sob esta temática para auxiliares de ação médica.

O Departamento de Medicina Social do Serviço de Saúde da Misericórdia do Porto está, ainda, a colaborar com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto na docência do curso de Técnico de Gerontologia em Medicina Social, igualmente a decorrer.