Portal da Saude

Portal da Saúde
Ministro da Saúde: "Sem a Prelada não seria possível dar as respostas que damos aos doentes"
⌚ 28.10.2022

 

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou no sábado, 22 de outubro, a Unidade de Reabilitação de AVC do Hospital da Prelada, criada de raiz, com todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos, a partir do trabalho desenvolvido na área da Medicina Física de Reabilitação, mas também da experiência de gestão no Centro de Reabilitação do Norte.

 

Hoje, o Hospital da Prelada tem Unidade de reabilitação de AVC de excelência, ao nível das valências e recursos humanos, contando igualmente com equipamentos únicos no país. É uma Unidade de referência, já considerada indispensável para o tratamento e recuperação destes utentes.

 

Isto mesmo foi reconhecido pelo Ministro da Saúde, ao considerar "brilhante" o trabalho desenvolvido na Prelada, uma instituição que conhece há muitos anos, tendo assumindo o compromisso de dar continuidade ao acordo existente com o SNS, e de repor alguma injustiça imposta pela crise que se viveu durante o tempo da "Troika". Em jeito de graça, o Ministro da Saúde referiu mesmo que "o Hospital da Prelada deve ser a única instituição no país da qual a Troika ainda não saiu".

 

Manuel Pizarro considerou ainda que este hospital é hoje "indispensável" e que "é bom saber que tem uma gestão confiável e equipas qualificadas, capazes de dar uma resposta notável".

 

O Provedor António Tavares relembrou a tradição da Misericórdia do Porto ao serviço do país, destacando que "o Hospital da Prelada sempre soube adaptar-se aos novos desafios, independentemente dos momentos que o país tem atravessado".

 

Consciente da capacidade de resposta desta Unidade de Saúde, António Tavares elogiou a disponibilidade do Ministro e considerou a visita "um sinal claro de que a Prelada vai continuar a contar com o apoio do SNS, tal como o Hospital também continuará a trabalhar para responder aos novos desafios" que se impõem nesta área.  

 

A visita ficou ainda marcada pela intervenção do administrador executivo do hospital da Prelada, Luís Matos, a quem coube fazer uma apresentação e balanço da atividade desenvolvida, na qual ficou plasmada a capacidade de resposta, mas também a capacidade para "fazer mais e melhor".

 


https://www.youtube.com/watch?v=9BBiu16kEIQ