Portal da Saude

Portal da Saúde
Ministra da Saúde no Centro Hospitalar Conde de Ferreira
⌚ 15.10.2021
Centro Hospitalar Conde de Ferreira

"É preciso afirmar a prioridade à doença mental, à saúde mental e ao combate ao estigma", enfatizou Marta Temido na visita realizada, esta manhã, ao Centro Hospitalar Conde de Ferreira. 

A Ministra da Saúde participou na homenagem póstuma a António Fernandes da Fonseca, antigo diretor clínico desta unidade de saúde da Misericórdia do Porto (1969-1981), a propósito do centésimo aniversário de nascimento.   

A sessão, que contou com a presença da comunidade científica, académica e clínica da região Norte, foi presidida pelo Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares. 

O Provedor destacou António Fernandes da Fonseca como uma das maiores referências nacionais nas áreas da Psiquiatria e Saúde Mental. 

A família do homenageado também marcou presença no evento, que ficou ainda marcado pela declamação de poemas da autoria de António Fernandes da Fonseca, pela voz da atriz Romi Soares.

Ao longo da sessão esteve, ainda, patente uma exposição sobre a vida e obra do ex-Diretor Clínico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.

O encerramento da homenagem esteve a cargo do Vice-Provedor da Misericórdia do Porto, Francisco Castelo Branco. 


O HOMEM E A SUA OBRA 

Na primeira mesa redonda, António Palha, Carlos Mota Cardoso e João Barreto debateram o percurso biográfico, institucional e académico de António Fernandes da Fonseca. A moderação esteve a cargo de Rosa Gonçalves, Diretora Clínica do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.  

A segunda mesa redonda, dedicada à obra psiquiátrica, contou com a moderação de Luísa Ramos, Psiquiatra desta unidade de saúde. José Morgado Pereira abordou "A Psiquiatria e Psicopatologia Revista", Adrián Gramary destacou "A Interface Cultura e Psiquiatria" e Alexandre Gomes apresentou "A Introdução da Eletroconvulsivoterapia Modificada em Portugal". 


SIGA-NOS...   Facebook    YouTube