Notícias
A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou esta segunda-feira, 17 de junho, o Hospital da Prelada, onde teve oportunidade de ficar a conhecer os trabalhos em curso para a instalação do primeiro Centro de Atendimento Clínico do país, criado no âmbito do Plano de Emergência e Transformação da Saúde.
Ana Paula Martins visitou as novas instalações, acompanhada pelo Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares e pela restante Mesa Administrativa e Conselho executivo do Hospital.
O Centro de Atendimento Clínico irá receber os doentes não urgentes, com pulseira azul e verde, já devidamente triados pelo Centro Hospitalar da Universidade do Porto e Centro Hospitalar e Universitário do S. João e ainda da linha SNS 24.
Aqui terão oportunidade de realizar a sua consulta médica, fazer análises clínicas e exames de Imagiologia.
O CAC conta ainda com uma sala de observações para casos que, embora sejam não urgentes, necessitem de cuidados clínicos específicos.
No final da visita e da reunião com os membros A Mesa Administrativa, o Provedor da Misericórdia lembrou que o Hospital da Prelada "sempre trabalhou com o SNS e que, também neste projeto, será sempre parte da solução e não do problema".
Ana Paula Martins esclareceu que este "CAC é muito importante por duas razões". Para já, porque "é o primeiro" e porque "devemos começar por projetos em que temos a certeza que vão correr bem e que vão contaminar e inspirar os outros. Depois, porque é muito estimulante e esperançoso entrar num hospital e perceber que é possível ter uma organização diferente e que isso pode ajudar também o SNS a ir mais longe".