Portal da Saude

Portal da Saúde
Inauguração da Exposição Panóptico - do dispositivo de vigilância ao paradigma da biopolítica
⌚ 06.10.2017
Centro Hospitalar Conde de Ferreira

No próximo dia 14 de outubro, às 16h00, será inaugurada a exposição "Panóptico - do dispositivo de vigilância ao paradigma da biopolítica", no Centro Hospitalar Conde de Ferreira. 

Esta exposição procura fazer uma reflexão sobre as mudanças de paradigma das diferentes formas de vigilância ao longo dos tempos.

No final do século XIX, pouco tempo após a abertura do Hospital Conde de Ferreira, a necessidade de criação de celas destinadas a doentes "furiosos" ou "agitados" impôs a construção de novos pavilhões. O modelo Panóptico, criado por Jeremy Bentham, uma estrutura arquitetónica que seria capaz de reformar a moral e promover a ordem social, serviu de inspiração a dois novos edifícios no recinto Hospitalar. Esta exposição, centrada no conceito alargado de panóptico, faz uma reflexão sobre as mudanças de paradigma das diferentes formas de contenção, tanto no contexto psiquiátrico como na sociedade atual.

A exposição estará disponível para visita de 14 de outubro de 2017 a 02 de fevereiro de 2018.

Para ter oportunidade de visitá-la deverá fazer marcação através de email, para publicos@mmipo.scmp.pt ou via telefone, para 220 906 961.