Notícias
"Tenho a honra e o privilégio de ser o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto quando o Hospital da Prelada celebra os seus trinta anos", escreve António Tavares no prefácio da obra lançada para assinalar o 30º aniversário desta unidade de saúde.
O atual Provedor recorda os seus antecessores. "Domingos Braga da Cruz, ao tomar a decisão, Pacheco de Almada, ao arriscar avançar com a construção, Aires Martins, ao conseguir criar as condições para o Hospital poder abrir e funcionar, José Luís Novaes, ao saber continuar este regresso à Saúde, José Avides Moreira, ao permitir colocar ambição no projeto, e Guimarães dos Santos, ao transportar o Hospital para novos desafios do século XXI", lê-se.
A obra revela os principais indicadores de atividade do Hospital da Prelada desde a inauguração, como o número total de consultas, cirurgias, exames de imagiologia, análises clínicas e tratamentos de medicina física e reabilitação.
Para além disso, lemos histórias na primeira pessoa sobre o Hospital da Prelada e o testemunho da satisfação dos seus doentes.
O registo fotográfico destes 30 anos foi possível pela cedência de imagens dos arquivos pessoais de Agostinho Pinto de Andrade e Alípio Moreira, do arquivo do Jornal de Notícias e da Misericórdia do Porto.
A obra encerra com um enquadramento histórico destas três décadas, da autoria de Agostinho Pinto de Andrade, o Comissário das Comemorações do 30º aniversário do Hospital da Prelada.
Leia a nossa história...