Hospital da Prelada reduz 2 dias ao tempo de internamento em doentes submetidos a prótese do joelho e da anca
O Hospital da Prelada conseguiu reduzir o tempo médio de internamento nos doentes submetidos a uma artroplastia (prótese) total da anca e do joelho, com uma redução de dois dias. Esta redução foi conseguida aproveitando melhor o tempo de internamento do doente.
Para isso foi desenvolvido um procedimento - "Ensinar para melhor recuperar" - que consiste numa reunião da equipa de enfermagem do piso de Ortopedia com o doente que será submetido a cirurgia.
Nesta sessão são-lhe mostradas as instalações onde ficará internado, bem como é dada uma explicação do pós operatório da cirurgia e o que é expectável que seja atingido.
São também esclarecidas todas as dúvidas acerca de recuperação ao longo dos dias de internamento, para que o doente tenha alta consciente das suas faculdades e autonomia, ainda que com canadianas.
Está ainda contemplado um momento onde é explicado ao doente o que pode ou não realizar no seu domicilio, os cuidados que deve ter consigo e também como devem ser as condições da sua casa depois da cirurgia.