Notícias
O Hospital da Prelada teve o privilégio de receber um doente da Escócia, ao
abrigo do acordo da Operations Abroad Worldwide para o tratamento da sua coxartrose,
com a necessidade de aplicação de uma Prótese Total da Anca (PTA).
Este doente foi sujeito a uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, através da abordagem anterior direta da anca. Esta via explora um espaço intermuscular e internervoso, permitindo aceder à articulação da anca sem cortar nenhum músculo, através de uma incisão na parte da frente da coxa.
A menor lesão muscular permite uma recuperação mais rápida, com menos dor, e uma melhor marcha no pós-operatório imediato. Os doentes podem fazer o levante e caminhar, assim que recuperados do bloqueio anestésico e, atendendo à sua maior estabilidade intrínseca, não precisam de restrições no pós-operatório. O tempo de internamento é também mais curto, com alta prevista logo no primeiro ou no segundo dia após a cirurgia.
Como é possível verificar neste vídeo, este doente, intervencionado pelo nosso ortopedista Dr. Tiago Pato, consegue andar sem dificuldades no pós-operatório imediato, recorrendo apenas a uma canadiana. E, na 2ª semana, altura em que retira os pontos, encontra-se recuperado da cirurgia, caminhando sem o apoio das canadianas e sem qualquer dificuldade, podendo assim retomar as suas atividades diárias.