Notícias
A grande evolução científica e tecnológica observada nas duas últimas décadas do Séc. XX, trouxe a possibilidade de oferecer aos doentes a execução de atos cirúrgicos através de técnicas muito menos agressivas.
Nasceu assim a designação de Cirurgia Pouco Invasiva ou Mini-invasiva.
Um dos exemplos mais expressivos, e que ilustra bem o conceito de "mini-invasivo" é a Cirurgia Laparoscópica.
A Cirurgia Laparoscópica constituiu uma autêntica revolução equiparável a outras importantes descobertas consideradas marcos da história da Medicina, da qual resultam:
- Cicatrizes muito menores
- Menos dor no pós-operatório
- Menor incidência de infeções
- Diminuição de complicações nas cicatrizes operatórias
- Redução significativa do tempo de internamento
- Regresso mais rápido à atividade normal
"No Serviço de Cirurgia Geral do Hospital da Prelada iniciámos as cirurgias por laparoscopia da parede abdominal em 2020, tendo sido realizadas desde então 37 cirurgias, sendo esta atualmente a nossa abordagem de eleição..."
"Os resultados são manifestamente positivos, com recuperações... sem dor, resultado estético favorável, regresso à vida ativa rápido e elevada satisfação. As taxas de recidiva são baixas."
"Planeamos realizar mais procedimentos laparoscópicos, com caráter progressivamente mais complexo e de olhos no mais recente e muito promissor desenvolvimento tecnológico por cirurgia robótica."
Veja na integra o artigo de opinião, sobre hernioplastia laparoscópica da autoria de Marco Santos, Paulo Baldaque e Luciana Costa, Cirurgiões Gerais do Hospital da Prelada, na revista científica de saúde da SCMP "Esculápio nº3, Ano 4 (2023)".