Notícias
Quer saber o que dizem os especialistas?
A ansiedade pode tornar-se uma doença e tem tratamento.
Não desvalorize os sintomas e confie nos especialistas... não está sozinho(a).
Juntos, quebramos o preconceito sobre ansiedade!
O NOSSO ESPECIALISTA NA SUA SAÚDE
Romero Arós é Médico Psiquiatra especializado em perturbações de Ansiedade, Afetivas (Depressão e perturbação Bipolar) e Obsessiva-Compulsiva.
Estimulação Magnética Transcraniana, Esquizofrenia, Alcoolismo e Toxicodependências são outras das suas áreas de diferenciação.
PALAVRA DE ESPECIALISTA
"A ansiedade é uma emoção normal que se apresenta em situações em que o indivíduo se sente ameaçado por um perigo externo ou interno.
Deve-se diferenciar o medo (o indivíduo conhece o objeto externo que o ameaça e prepara-se para responder) e a ansiedade (o indivíduo desconhece o objeto, sendo a ameaça interna e existe uma dificuldade na elaboração da resposta).
A ansiedade é anormal quando é desproporcionada e muito prolongada para o estímulo desencadeante.
Existem diferentes quadros clínicos nos quais a ansiedade é o sintoma fundamental.
Perturbação de pânico, na qual a ansiedade se apresenta de forma episódica como palpitações, falta de ar, instabilidade, trémulo ou medo de morrer.
Perturbação de ansiedade generalizada, com um estado de ansiedade permanente.
Perturbação fóbica com medos específicos ou inespecíficos.
Perturbação obsessivo-compulsiva, com ideias intrusivas e desagradáveis que podem ser acompanhadas de rituais que diminuem a ansiedade da obsessão.
Reação de stress agudo ou pós-traumático.
Perturbações de adaptação a situações vitais adversas.
As causas fundamentais são os fatores genéticos, o tipo de educação na infância e a personalidade, apresentando um maior risco aquelas pessoas com dificuldade em enfrentar as situações de stress.
Entre os fatores precipitantes estão os acontecimentos stressantes, nomeadamente, as dificuldades nas relações interpessoais, as doenças físicas e os problemas laborais.
As perturbações de ansiedade podem ser crónicas se persistirem os acontecimentos stressantes que as provocaram.
Em geral, a evolução é crónica com flutuações, nomeadamente, na perturbação de ansiedade generalizada, na perturbação obsessivo-compulsiva e na perturbação fóbica de início na infância.
Se a ansiedade for crónica, podem apresentar-se, com frequência, estados depressivos associados.
Existem terapias eficazes para as perturbações de ansiedade que podem ajudar a maior parte das pessoas que as sofrem.
A maior eficácia consegue-se com a combinação de psicofármacos e psicoterapia.
Entre os fármacos, utilizam-se os antidepressivos. Também são úteis as benzodiazepinas, que controlam os sintomas com rapidez ainda que não se devam administrar de forma prolongada.
Existem diferentes tipos de psicoterapia para as perturbações de ansiedade, encaminhadas para a aprendizagem de técnicas para o controlo da ansiedade como o treino de relaxamento.
No Centro Hospitalar Conde Ferreira, com a experiência da sua equipa, são disponibilizadas as terapias biológicas mais avançadas, assim como uma adequada orientação psicoterapêutica."
QUER MARCAR CONSULTA?
Sem tempo de espera.
O nosso horário ajusta-se às suas necessidades!
AGENDAMENTO ONLINE é rápido, eficaz e seguro.
SIGA-NOS... Facebook LinkedIn YouTube