Notícias
Quer saber o que dizem os especialistas?
Juntos, quebramos o preconceito sobre saúde mental!
O NOSSO ESPECIALISTA NA SUA SAÚDE
Romero Arós é Médico Psiquiatra no Centro Hospitalar Conde de Ferreira especializado em Perturbações Afetivas, incluindo a Bipolar.
Esquizofrenia, Depressão, Perturbações de Ansiedade e Obsessiva-Compulsiva, Estimulação Magnética Transcraniana, Alcoolismo e Toxicodependências são outras das suas áreas de diferenciação.
PALAVRA DE ESPECIALISTA
"A perturbação bipolar é um transtorno do estado de ânimo, crónica e recorrente que se manifesta principalmente por episódios alternantes de sintomatologia depressiva (episódios depressivos) e períodos de exaltação do humor e incremento da vitalidade (episódios maníacos ou hipomaníacos).
A perturbação bipolar começa a manifestar-se de forma caraterística na 3ª ou 4ª década de vida.
O primeiro episódio pode ser maníaco, depressivo e/ou misto. Existem diferentes tipos de bipolaridade que se podem manifestar de diferentes formas ao longo da vida.
Na perturbação bipolar tipo I alternam episódios maníacos, depressivos e mistos. Na perturbação bipolar tipo II alternam episódios depressivos e hipomaníacos e na ciclotimia, uma forma mais leve de bipolaridade, alternam numerosos períodos depressivos que não chegam a atingir a intensidade ou critérios suficientes de depressão major com outros períodos de sintomas hipomaníacos.
No episódio maníaco, de forma caraterística, vai-se desenvolvendo durante 1 ou 2 semanas um humor eufórico ou irritável, juntamente com outros sintomas como ideias de grandiosidade, diminuição da necessidade de dormir, fala acelerada e hiperatividade. Os episódios maníacos podem também apresentar sintomas psicóticos (delírios e alucinações) e desinibição do comportamento, que pode gerar situações de risco para o próprio e para as outras pessoas.
Nos episódios depressivos aparecem sintomas como tristeza, desânimo, desmotivação, falta de energia, insónia e ideação suicida.
Durante os episódios mistos coexistem sintomas maníacos como, fala acelerada, hiperatividade e ideias de grandiosidade, juntamente a outros sintomas que aparecem na depressão grave como, falta de interesse, sentimentos de culpa e ideação suicida.
Na etiologia da perturbação bipolar predomina a componente biológica, como resultado de fatores genéticos. Determinados eventos vitais adversos podem atuar como desencadeantes.
A perturbação bipolar não tem cura, mas existem tratamentos específicos cujo objetivo é controlar a doença, prevenindo as recorrências de episódios maníacos e depressivos, tentando que a evolução a longo prazo seja o melhor possível.
O tratamento baseia-se no uso de fármacos, psicoeducação e psicoterapia, tentando ajudar o doente a conhecer a perturbação bipolar, assim como os sintomas da fase de mania e depressão.
Recomendam-se estilos de vida saudáveis como regularidade nos horários, cuidar as horas de sono, evitar o consumo de drogas e realizar exercício físico para, assim, prevenir e controlar a sintomatologia.".
QUER MARCAR CONSULTA?
Sem tempo de espera.
O nosso horário ajusta-se às suas necessidades!
AGENDAMENTO ONLINE é rápido, eficaz e seguro.
NÓS LIGAMOS PARA SI
Temos uma equipa de atendimento disponível em LINHA DIRETA.
Um operador liga para si, sem qualquer custo adicional.
SIGA-NOS... Facebook Instagram LinkedIn YouTube