Portal da Saude

Portal da Saúde
E depois da Pandemia? E as outras doenças respiratórias?
⌚ 04.10.2022
No Hospital da Prelada encontra as respostas. E agora fique com o relato de um caso real.
E depois da Pandemia? E as outras doenças respiratórias? Infelizmente, a pandemia deixou muitas sequelas e aumentou o diagnóstico de tantas outras doenças respiratórias com sinais e sintomas muito diferentes. A Cirurgia Torácica trata uma grande variedade de doenças pulmonares e do tórax, para as quais devemos estar atentos aos sintomas. A nossa Especialista em Cirurgia Torácica, a Dra. Sara Lopes, deixa aqui um resumo de um caso clínico sobre uma Bolha Enfisematosa Gigante, uma das doenças pulmonares tratadas pela Cirurgia Torácica, com fotos exemplificativas.
"Uma mulher, de 35 anos, fumadora, sem outras doenças conhecidas, recorreu ao Serviço de Urgência por dispneia (falta de ar) e dor torácica. O RXT revelou um pneumotórax (ar na cavidade pleural) à direita, com aparente bolha enfisematosa gigante. Depois de realizada uma TAC verificou-se existência de uma bolha gigante a ocupar mais de 1/3 da cavidade torácica, e uma câmara de pneumotórax associada.
A doente realizou provas funcionais respiratórias, que apresentavam uma redução do volume expiratório forçado no 1º segundo.
Foi proposta para cirurgia, tendo-se realizado uma bulhectomia e abrasão pleural por UVATS.
Teve alta ao 3º dia pós-operatório, tendo recuperado a função respiratória como expectável".
Esta e outras intervenções são feitas aqui, no Hospital da Prelada.
Leia a entrevista na íntegra:
- Quem são as pessoas que precisam de uma Cirurgia Torácica?
A Cirurgia Torácica é uma especialidade médica que tem um papel em diversas áreas da saúde:
* Nódulos pulmonares solitários (estudo e tratamento)
* Cancro de pulmão (estudo e tratamento)
* Metástases pulmonares (diagnóstico e tratamento)
* Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Enfisema bolhoso - Cirurgia de redução de volume
* Bolhas enfisematosas gigantes
* Bronquiectasias
* Doença pleural, nomeadamente: pneumotórax (ar na cavidade pleural - primário, secundário, iatrogénico), derrames pleurais (líquido na cavidade pleural - hemotórax, empiemas, quilotórax...); Endometriose pleural...
* Massas e tumores do mediastino (tais como a hiperplasia tímica, o timoma, os cistos tímicos, adenopatias, cistos broncogénicos, cistos pleuropericárdicos, schwannomas, neurofibromas,?)
A Cirurgia Torácica também auxilia no diagnóstico de tumores do mediastino (linfomas, tumores de células germinativas,?)
* Tumores da parede torácica
Deformidades da parede torácica tais como: pectus excavatum (depressão do esterno e das cartilagens e costelas adjacentes) e pectus carinatum (angulação anterior do esterno e protusão das cartilagens costais)
* Hiperhidrose primária (doença que causa a sudação excessiva em algumas regiões do corpo, tais como mãos, plantas dos pés, axilas e face, e rubor facial excessivo).
* Fracturas de costelas e do esterno
* Eventração diafragmática (subida da hemicúpula diafragmática)
- Quais os sinais e sintomas aos quais devemos estar atentos?
Os sinais e sintomas variam com a doença, mas na generalidade são: Dispneia (falta de ar) ou agravamento de dispneia, dor torácica, tosse, febre, calafrios, palpitações, hemoptises (perda de sangue pela boca), perda de peso, enfisema subcutâneo...
Outros mais específicos por patologia:
* Infeções respiratórias recorrentes apesar de tratamento conservador (Bronquiectasias)
* Sudação excessiva de mãos, pés, axilas desde a infância (Hiperhidrose primária)
* Dispneia (falta de ar) e/ou dor mal controlada apesar de analgesia (no caso de fraturas de costelas)
* Alterações percetíveis na parede torácica
* A cirurgia Torácica tem um papel ativo no diagnóstico por biópsia cirúrgica de nódulos pulmonares solitários.
- O Vírus SARS-COV2 trouxe novas doenças respiratórias? De que tipo?
A PandemiaSARS-COV-2 aumentou o diagnóstico de nódulos pulmonares solitários, massas e tumores do mediastino, e cancro de pulmão.
- Quais são as novas técnicas de intervenção cirúrgica utilizadas no Hospital da Prelada?
Sempre que possível a cirurgia Torácica realiza uma cirurgia minimamente invasiva (UVATS - Uniportal Videoassisted Thoracic Surgery).
Esta técnica consiste numa abordagem cirúrgica por vídeo, através de uma incisão com 2-3 cm, permitindo uma recuperação mais rápida, cosmética e com menor dor associada.