Notícias
Sendo o Natal e Passagem de Ano duas alturas do ano onde existem alguns excessos alimentares, mas sendo também uma altura em que devemos compartilhar todos os momentos com a família, é importante que se saiba fazer as escolhas adequadas sem que a preocupação constante tome conta da nossa mente.
Em seguimento de uma linha que está presente todo o ano, a consciência nesta altura é o mais importante para que se possa olhar ao peso sem preocupação.
Dicas:
1 - De tantos bolos que coloca em cima da mesa, opte não os provar todos em cada refeição.
Se a confecção for feita em casa poderá optar pela redução de açúcar ou de um substituto do mesmo - adoçante Stevia.
Coloque na mesa uma sobremesa mais saudável, tal como salada de fruta.
2- Não prepare quantidades exageradas de comida, para que não sinta necessidade de nos restantes dias após festas ter de continuar a consumir estes alimentos;
3- Nesta altura o consumo de álcool poderá ser exagerado, sendo que este possui um valor calórico por grama quase tão elevado como os lípidos.
Faça da água a sua fonte de hidratação primordial, ou infusões sem acréscimo de açúcar.
4- Nunca vá para a mesa com fome, o risco de comer a dobrar será assim maior, por isso antes de jantar se a fome for muita consuma um iogurte magro ou uma peça de fruta.
5- Comece sempre uma refeição com um prato de sopa de legumes, coloque bastantes verduras no seu prato, opte sempre por produtos integrais e faça uso do azeite como fonte de gordura principal, mas não abuse na quantidade.
Use ervas aromáticas em detrimento de sal.
Sendo o bacalhau a principal fonte de alimentação dos portugueses na consoada, opte por demolhá-lo bem, trocando a água diversas vezes, para que a quantidade de sódio que está nele presente seja o mais reduzido possível.
O Natal é para se estar em família, para conviver.
Procure manter-se ativo, um estilo de vida saudável onde se concilia uma alimentação equilibrada e com exercício físico são a melhor forma de proporcionar bons momentos para si e para os que o rodeiam.