Portal da Saude

Portal da Saúde
Dia Mundial do Doente: Conferência "Pessoa e Fragilidade Humana"
⌚ 17.02.2023


No âmbito do Dia Mundial do Doente (11 de fevereiro) realizamos esta segunda-feira uma conferência sobre "Pessoa e Fragilidade Humana", proferida pela Professora Isabel Alves Ribeiro, que partilhou com os presentes a sua visão sobre os doentes, pessoas em sofrimento ou simplesmente em estado de envelhecimento, mas também experiências de vida como profissional, amiga ou familiar . A sua exposição focou-se na necessidade da comunidade ir ao encontro da fragilidade, uma preocupação que o nosso Hospital tem vindo cada vez mais a promover, implementando cuidados de saúde humanizados e personalizados.
O doente apresenta, por natureza, uma fragilidade, que deve ser acompanhada. Muitas vezes devemos ser aqueles que simplesmente escutam e que permitem que os outros se expressem, avaliem a própria vida, encerrem capítulos e/ ou se libertem de culpas. Outras vezes devemos permanecer em silêncio e outras tantas perceber o que é importante para quem está numa cama, desde os objetos pessoais à sua história de vida.
Fica aqui um excerto de uma vivência partilhada pela Professora Isabel Ribeiro. Palavras que nos fazem pensar na essência das coisas. Nós Cuidamos de Si!


https://www.youtube.com/watch?v=AWAroH1M7aM