Notícias
Dia Mundial do Colesterol Hereditário
⌚ 24.09.2023
Hospital da Prelada
O Dia Mundial do Colesterol Hereditário ou Hipercolesterolemia Familiar assinala-se esta sexta-feira, dia 24 de setembro.
A data foi criada em 2012 pela Fundação da hipercolesterolemia familiar, para aumentar a consciencialização sobre a doença. De acordo com a fundação, nove em cada dez pessoas nascidas com hipercolesterolemia familiar (HF), não foram diagnosticadas. No entanto, com diagnóstico e tratamento precoces, o risco de doenças cardíacas pode reduzir em 80%.
O que é hipercolesterolemia familiar?
A hipercolesterolemia familiar é uma doença genética e hereditária, caraterizada por elevados níveis de colesterol desde o nascimento, que levam ao aparecimento de aterosclerose e doenças cardiovasculares precoces.
Que papel desempenha a genética na HF?
Como muitas outras condições genéticas, a hipercolesterolemia familiar é herdada. É por isso que a triagem familiar é tão importante. Quando uma pessoa da família é diagnosticada, é crucial que os pais, irmãos e filhos verifiquem também o colesterol.
Como faço para tratar a HF?
Graças a décadas de pesquisa, hoje temos vários tratamentos para ajudar as pessoas com HF a atingir níveis seguros de LDL.
Embora a dieta e os exercícios sejam uma parte importante de qualquer vida saudável para o coração, essas mudanças para as pessoas com HF não são suficientes.
Com tratamento precoce e cuidados adequados, as pessoas com HF podem viver vidas mais longas e saudáveis.
A boa notícia é que a HF pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue no contexto de histórico familiar de doença cardiovascular precoce. Testes genéticos também podem ser usados para confirmar a presença de HF.
Marque consulta com os nossos especialistas.
CUIDAR DE SI
É a nossa especialidade
+351 228 330 770 centro.atendimento@hospitaldaprelada.pt