Portal da Saude

Portal da Saúde
Dia Mundial do Cancro Digestivo: no Hospital da Prelada ajudamos a combater o problema!
⌚ 30.09.2022
A Gastroenterologista Isabel Pedroto recomenda rastreios cada vez mais cedo

No dia Mundial do Cancro Digestivo, fomos ouvir a nossa Gastroenterologista Isabel Pedroto para saber como podemos prevenir a doença e evitar que os números continuem a disparar, sobretudo em pessoas cada vez mais jovens. 

Atualmente morrem 10.000 pessoas por ano e 30 por dia com cancro digestivo. 

Preocupados com esta realidade, os especialistas alertam a população para a necessidade de detetar os casos cada vez mais cedo. Isabel Pedroto lembra mesmo que "pequenos problemas detetados nos rastreios podem vir a transformar-se num tumor", o que pode ser evitado quando tratado atempadamente. 

Por isso, a Especialista recomenda que os rastreios sejam  feitos cada vez mais cedo, nomeadamente no caso das colonoscopias, cuja idade recomendada para a realização do primeiro exame foi antecipada para os 45 anos.

Mas os problemas do cancro disgestivo estão também ligados a problemas hepáticos, do esófago ou do pâncreas, entre outros, que podem iigualmente ser detetados através das endoscopias ou outros exames. 

No Hospital da Prelada, estamos preparados para o receber, fazer os rastreios e acompanhar a sua saúde com regularidade. Nós Cuidamos!

Isabel Pedroto: 

https://www.youtube.com/watch?v=oYz2Q1uc348