Dia Mundial do Cancro Digestivo: no Hospital da Prelada ajudamos a combater o problema!
No dia Mundial do Cancro Digestivo, fomos ouvir a nossa Gastroenterologista Isabel Pedroto para saber como podemos prevenir a doença e evitar que os números continuem a disparar, sobretudo em pessoas cada vez mais jovens.
Atualmente morrem 10.000 pessoas por ano e 30 por dia com cancro digestivo.
Preocupados com esta realidade, os especialistas alertam a população para a necessidade de detetar os casos cada vez mais cedo. Isabel Pedroto lembra mesmo que "pequenos problemas detetados nos rastreios podem vir a transformar-se num tumor", o que pode ser evitado quando tratado atempadamente.
Por isso, a Especialista recomenda que os rastreios sejam feitos cada vez mais cedo, nomeadamente no caso das colonoscopias, cuja idade recomendada para a realização do primeiro exame foi antecipada para os 45 anos.
Mas os problemas do cancro disgestivo estão também ligados a problemas hepáticos, do esófago ou do pâncreas, entre outros, que podem iigualmente ser detetados através das endoscopias ou outros exames.
No Hospital da Prelada, estamos preparados para o receber, fazer os rastreios e acompanhar a sua saúde com regularidade. Nós Cuidamos!
Isabel Pedroto:
https://www.youtube.com/watch?v=oYz2Q1uc348