Notícias
A segurança de todos, começa em cada um de nós.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Segurança do Doente como «a redução do risco de danos desnecessários relacionados com os cuidados de saúde, para um mínimo aceitável», pois a evidência tem-nos demonstrado que os erros acontecem com alguma frequência na prática de cuidados de saúde, e ocorrem em qualquer fase do processo.
O Plano de Ação Mundial para a Segurança do Doente 2021-2030 (PAMSD 2021-2030), adotado pela OMS, tem como visão construir um modelo mundial, no qual não existam danos relacionados com os cuidados de saúde, e onde são prestados cuidados seguros, personalizados, de forma respeitosa, a todos os doentes, ao longo do ciclo de vida. A missão do PAMSD 2021-2030 é impulsionar o desenvolvimento de políticas, estratégias e ações, com base na evidência científica e na experiência do doente.
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Segurança do Doente 2023, uma iniciativa da OMS, cujo tema este ano é "Envolver os Doentes para a Segurança do Doente", com o slogan "Dar + Voz aos Doentes", o Hospital da Prelada compromete-se com esta iniciativa, pois as pessoas são a nossa maior prioridade. A segurança partilhada é uma missão de todos, em cada gesto, ação e partilha. Na otimização dos procedimentos de segurança, na disseminação das boas práticas clínicas para prevenir eventuais riscos, na garantia de um ambiente de trabalho seguro e na proteção das pessoas no presente e no futuro.
Na Prelada privilegiamos a promoção da segurança, através da sensibilização dos doentes, desde a sua entrada até ao seu regresso à vida em comunidade, com vídeos demonstrativos, folhetos com recomendações simples e claras, um acompanhamento próximo e humanizado, e uma aposta muito forte na higienização e regras de atuação.
O Dia Mundial da Segurança do Doente assinala-se todos os anos a 17 de setembro.
Assista ao que nos diz a anestesiologista e gestora de risco clínico do Hospital da Prelada, Dr.ª Ana Carolina Sá.