Portal da Saude

Portal da Saúde
Dia Mundial da Saúde Digestiva
⌚ 29.05.2023

Hoje, dia 29 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A Organização Mundial de Gastroenterologia instituiu esta data com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo. 

De acordo com esta Organização, "20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica".

As principais doenças do aparelho digestivo são: a gastrite, doença do refluxo, intolerância à lactose e as doenças inflamatórias intestinais. 

Há sintomas a que devemos estar atentos:

Náuseas, azia, retorno do alimento e ou ácido gástrico, diarreia e/ ou obstipação e dor abdominal. Mas outros sintomas, como as lesões na pele, que aparentemente podem indicar outro tipo de doença, são também sintomas de problemas digestivos.

A prevenção é o melhor caminho!

Podemos cuidar da nossa saúde digestiva com a alteração de hábitos simples como: evitar o excesso de condimentos, as gorduras, os fritos, o álcool e a cafeína. Melhorar a mastigação, higienizar adequadamente os alimentos, e evitar excessos alimentares, em particular à noite.

O diagnóstico precoce é a melhor forma de tratar e prevenir. 


A avaliação médica é indispensável, mesmo que não apresente nenhum sintoma. Marque a sua consulta connosco.


CUIDAR DE SI 

É a nossa especialidade