O Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica, que se assinala a 03 de dezembro, foi criado pela OMS com o objetivo de promover a sensibilização para as alergias crónicas. É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas.
A alergia crónica é uma condição persistente em que o sistema imunológico reage de forma exagerada a substâncias comuns, desencadeando sintomas recorrentes ao longo do tempo. Fatores genéticos e ambientais, poluição e
exposição constante a alergénios (ácaros, pólen, etc) contribuem para seu desenvolvimento. Os sintomas são variados e incluem comichão, espirros, nariz obstruído ou a pingar, tosse, falta de ar, chiadeira, dor de cabeça, entre outros.
A asma, a rinite e a sinusite, são patologias alérgicas que afetam as vias respiratórias, sendo a primeira a mais frequente.
Asma: broncodilatadores e corticosteroides inalados; em casos específicos corticosteroides orais, biológicos, imunoterapia
Rinite: anti-histamínicos, corticosteroides nasais; em casos específicos imunoterapia, biológicos ou cirurgia
Sinusite: descongestionantes nasais, lavagens nasais com água mar ou soro fisiológico, anti-inflamatórios; em casos específicos antibióticos ou cirurgia.
Ao compreender os fatores de risco e adotar medidas preventivas específicas como evitar exposição a alergénios, ambientes poluídos e tabaco, é possível aliviar sintomas e proporcionar mais qualidade de vida.
Seja um agente ativo da sua própria saúde, e agende a sua consulta connosco.