Portal da Saude

Portal da Saúde
Dia Internacional de Consciencialização sobre o HPV
⌚ 04.03.2024
Hospital da Prelada | Ginecologia

Falar sobre o HPV é o primeiro passo para a sua prevenção e proteção!

O Dia Internacional de Consciencialização sobre o HPV foi instituído pela International Papillomavirus Society, e assinala-se a 4 de março. 

A data tem como objetivo aumentar o conhecimento e a consciência do que é o HPV.

O HPV, também conhecido como vírus do papiloma humano, é o vírus sexualmente transmissível mais prevalente do mundo e responsável por causar cancro na região genital, principalmente na mulher, o denominado cancro do colo do útero.

Este tipo de infeção não escolhe género nem idade, podendo ocorrer quer nos homens quer nas mulheres. Transmite-se pela via genital, sendo o principal agente responsável por infeções genitais, e na maior parte das vezes com ausência de sintomas, o que exige uma maior vigilância e rastreio.

Estima-se que 75% a 80% das mulheres e homens sexualmente ativos tenham contato com o HPV em alguma fase das suas vidas. Deste modo, em Portugal, cerca de 20% das mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos são infetadas pelo Vírus do Papiloma Humano.

A forma de prevenção e proteção eficaz contra o HPV é a vacina, que protege contra os diferentes tipos de vírus. É disponibilizada pelo PNV (Plano Nacional de Vacinação) e destina-se a rapazes e raparigas, a partir dos 10 anos de idade.

Adicionalmente, e como forma de prevenção, devem ser realizados rastreios para identificar lesões precursoras e direcionar o tratamento adequado.

É fundamental que homens e mulheres estejam informados sobre o HPV, formas de transmissão e medidas de prevenção, a fim de reduzir a prevalência da infeção e seus impactos na saúde pública.

 

A prevenção é possível e necessária, e neste Dia Internacional de Consciencialização sobre o HPV agende a sua consulta nas nossas especialidades de ginecologia, para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento.

 

Cuidar de Si

É a nossa Especialidade. 


Veja o vídeo