Portal da Saude

Portal da Saúde
Comemoração do Dia da Saúde Mental no Centro Hospitalar Conde de Ferreira
⌚ 19.10.2017
Centro Hospitalar Conde de Ferreira

Na passada tarde de sábado, dia 14 de outubro, assinalou-se o Dia Mundial da Saúde Mental no Centro Hospitalar Conde de Ferreira que contou com três iniciativas.

A tarde começou com um Colóquio sobre "Saúde Mental em Contexto Laboral", organizado em parceria com a ADEB - Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares, no Auditório do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.

Nesta sessão foram abordadas temáticas como os riscos psicossociais em contexto laboral e quais os programas de apoio e incentivo existentes para esta realidade.

Seguiu-se a inauguração da exposição "Panóptico - do dispositivo de vigilância ao paradigma da biopolítica", que se encontra patente em três espaços do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, entre a zona do salão nobre e o auditório. A exposição estará disponível até 02 de fevereiro de 2018 pelo que poderá visitá-la gratuitamente, mediante inscrição por email para publicos@mmipo.scmp.pt ou via telefone, para 220 906 961.

A tarde terminou com uma atividade do ciclo "Um Objeto e seus discursos" no salão nobre do Centro Hospitalar Conde de Ferreira. A moderação desta conversa, entre António Fernando Cascais, investigador nas áreas da biopolítica e da cultura visual da medicina e Adrián Gramary, psiquiatra do estabelecimento e autor do livro "Palco da Loucura" esteve a cargo do Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, e o tema central foi o Panóptico. Este edifício, mais conhecido como como "Pavilhão dos Alienados" ou "Pavilhão dos Furiosos" trata-se de uma estrutura arquitetónica singular que servia para isolar os doentes mais agitados ou perigosos.