Portal da Saude

Portal da Saúde
Centro de Dia de Alzheimer retoma atividade
⌚ 11.12.2020
Centro Hospitalar Conde de Ferreira

No passado dia 2 de dezembro o Centro de Dia Para Doentes de Alzheimer e Outras Demências São João de Deus (CDA) retomou a sua atividade de forma a continuar a responder às necessidades dos seus doentes e familiares.

Os objetivos e princípios orientadores mantêm-se os mesmos: contribuir para retardar a evolução da patologia dos nossos doentes realizando um conjunto regular de atividades de estimulação cognitiva, física e sensorial, essencialmente em grupo, respeitando e valorizando as competências e história individual de cada um dos utentes. Por outro lado proporcionar descanso e suporte aos cuidadores informais, disponibilizando serviços que vão de encontro às suas necessidades: horário de funcionamento alargado, serviço de transporte, serviço de jantar, grupo psicoeducativo, etc..

A todos estes desafios citados que se querem dinâmicos e centrados nas reais necessidades dos utentes e cuidadores informais, acrescemos cuidados e adaptações decorrentes da atual pandemia. Elaboramos um plano de contingência que pretende assegurar a máxima segurança e proteção dos utentes e seus familiares, bem como de todos os colaboradores. Dispomos de uma equipa dedicada de forma exclusiva a estes utentes, reduzimos a lotação de utentes de forma a podermos assegurar o devido distanciamento social, criamos turnos para as refeições, mantemos um contacto próximo com os familiares fazendo para isso uso das diferentes tecnologias de que dispomos.

De forma faseada e programada estamos a receber os nossos utentes e temos disponibilidade para acolher novos utentes. Podem conhecer o CDA, a sua equipa e instalações através de visita virtual.

O CDA dá assim continuidade à sua atividade, reforçando a segurança dos seus utentes, não descurando a humanização dos serviços prestados.

O plano de contingência e as adaptações e ajustamentos estão operacionalizados à sua disposição para o assistirmos com a habitual qualidade e redobrada segurança.