Portal da Saude

Portal da Saúde
Atleta de Desporto Adaptado quer "ficar nos primeiros 15 lugares" de campeonatos internacionais
⌚ 08.07.2017
Campeonatos da Europa e do Mundo de Orientação de Precisão

Ricardo Pinto estará nos dias 8 e 9 de julho, na Letónia, a disputar a Taça da Europa, partindo no dia seguinte para a Lituânia, onde irá competir no Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão.

O atleta do DAHP - Desporto Adaptado do Hospital da Prelada representa, pelo quarto ano consecutivo, a seleção nacionais em provas internacionais.

Em conferência de imprensa, no dia 6 de julho, Ricardo Pinto assumiu ambicionar "ficar nos primeiros 15 lugares". No entanto sabe que "não será uma tarefa fácil", pois isso significa acertar corretamente em todas as questões e "o fator tempo será decisivo".

Para o atleta paralímpico português, a prática desta modalidade é importante. "Permite-me aumentar a qualidade de vida, partilhar esta experiência, conviver com outros atletas e acima de tudo viver!",

A Orientação de Precisão é uma modalidade na qual o atleta possui um mapa de orientação, com diversos pontos decisivos ao longo do percurso que vai fazendo. Nestes pontos são tomadas decisões que posteriormente se refletem na performance do atleta. Ricardo Pinto destaca o facto do "esforço mental [ser] muito maior do que o esforço físico neste tipo de modalidade".

A Misericórdia do Porto iniciou a promoção do desporto adaptado em 2009, através do serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital da Prelada. Nesse mesmo ano nasceu o DAHP, pioneiro no relançamento da modalidade de Orientação de Precisão em Portugal.