Portal da Saude

Portal da Saúde
As Doenças do Século XXI no Centro Hospitalar Conde de Ferreira
⌚ 08.10.2019

Decorreu, no passado dia 7 de outubro, a conferência subordinada ao tema: "As Doenças do Século XXI", no auditório do Centro Hospitalar Conde de Ferreira. 

O evento contou com os principais players da área da saúde mental, que abordaram as doenças doenças mentais do século XXI, sobre a perspectiva clínica, avaliadora de qualidade, legisladora e financiamento. 

O encontro iniciou com a apresentação das patologias frequentes na sociedade, por parte do corpo clínico do CHCF. Foram elas: as novas dependências, o burnout, a depressão e as demências de amanhã.  Seguiu-se a primeira pausa da manhã, para posteriormente se falar da saúde mental, no âmbito dos planos nacional e regional. Dr. António Leuschner, presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental e Dr. Daniel Gomes, co-autor do capítulo dedicado à temática, do mais recente relatório de Primavera do OPSS, estiveram em debate moderado por Rosa Gonçalves, Diretora Clínica do CHCF.

Não faltou a introdução e enquadramento do SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde Mental), apresentado por Susana Vaz, da Entidade Reguladora da Saúde.

Após o almoço, o último painel reuniu Pedro Varandas, das Irmãs Hospitaleiras, Sónia Almeida Ângelo, do Instituto ISJD, Delfim Rodrigues, da APAH e Alexandra Cerqueira, da ACSS para 'fazer contas' ao financiamento da Saúde Mental. 

O Provedor da Misericórdia do Porto marcou presença, na sessão de encerramento. 

Veja a reportagem do Jornal de Notícias no Canal da Misericórdia AQUI

SIGA-NOS...   Facebook    Youtube