Portal da Saude

Portal da Saúde
Apresentação da Esculápio
⌚ 20.04.2016
Revista Científica de Saúde da Misericórdia do Porto

O número zero da Esculápio foi apresentada a 7 de abril no Centro de Reabilitação do Norte pelo seu diretor, o Médico Fisiatra Renato Nunes.

Atenta ao estado da arte nas diversas áreas do saber em matéria de prestação de cuidados de saúde, a Misericórdia do Porto tem vindo a dar vários contributos para a investigação e afirmação da ciência em Portugal.

"Não nos basta saber fazer. Queremos incentivar a investigação científica que norteia a prática diária dos nossos Médicos, Enfermeiros, Terapeutas e Técnicos de Saúde em geral." afirma o Provedor António Tavares no editorial do lançamento da Revista Científica da Misericórdia do Porto.

As revistas científicas são um reconhecido veículo de difusão dos resultados da investigação científica e, na área da saúde, de promoção da prática clínica baseada em evidência, contributo imprescindível para se alcançar o mais elevado nível de desenvolvimento da ciência e da técnica. Neste enquadramento, a Misericórdia do Porto decidiu retomar um projeto já ensaiado anteriormente, lançando agora uma nova revista semestral - a "Esculápio".   

Esta revista é o número zero e pretende apresentar a missão e visão da Revista Científica da Saúde da Misericórdia do Porto, a sua política editorial e as normas de submissão dos artigos a serem publicados. 

A edição agora apresentada contou ainda com um artigo do médico Álvaro Ferreira da Silva intitulado: "Apontamentos sumários da história da atividade assistencial e editorial nas ciências Médicas da Santa Casa da Misericórdia do Porto", onde se pode ficar a conhecer a marca da Misericórdia na área da Saúde ao longo de todo o seu percurso.  

A Revista Científica de Saúde da Misericórdia do Porto terá a sua primeira edição em setembro de 2016 e pretende assumir-se como o órgão científico oficial da área da saúde da Santa Casa da Misericórdia do Porto .