Notícias
O primeiro antibiótico da história foi a penicilina, descoberta por Alexander Fleming de maneira acidental. Esse pesquisador deixou culturas de bactérias expostas e ausentou-se. Ao regressar, percebeu a presença de fungos no material. A descoberta de antibióticos foi, sem dúvida, um grande avanço na medicina, mas o uso inadequado e descontrolado pode originar sérios problemas.
O que são, então, os antibióticos?
Os antibióticos são fármacos utilizados para tratar infeções provocadas por bactérias. Têm a capacidade de impedir a proliferação ou o desenvolvimento das bactérias, e são ineficazes contra infeções virais.
É importante realçar que os antibióticos não são eficazes contra vírus, que são os agentes responsáveis pela maior parte das gripes e constipações.
Alguns conselhos para um uso responsável de antibióticos
- Tome Antibióticos apenas quando lhe são prescritos pelo médico;
- Respeite as doses e intervalos entre tomas, a fim de evitar que as bactérias se adaptem ao fármaco e desenvolvam resistência;
- Efetue o tratamento até ao final, e de acordo com a prescrição médica, mesmo quando já apresenta melhorias dos sintomas;
- Nunca partilhe antibióticos com outra pessoa. O tratamento que foi prescrito para si poderá não ser o mais indicado para os outros. Compete ao médico prescrever o antibiótico adequado para cada situação;
- Não aproveite o antibiótico que sobrou de uma prescrição anterior. O agente bacteriano que causou a infeção anterior pode não ser o mesmo;
- Lembre-se que o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento pode interferir com o efeito do medicamento;
- Respeite o prazo de validade dos fármacos;
- A prevenção da infeção é também uma forma de evitar o aparecimento de resistências bacterianas. Assim, medidas de higiene como a lavagem das mãos (principalmente depois de utilizar a casa de banho ou antes de uma refeição) têm um papel importante no controlo da infeção.
Alerta-se que ...
Deve informar o médico caso saiba que é alérgico a algum antibiótico.
Em caso de gravidez, nunca tome antibióticos sem indicação médica.
Tomar antibióticos pode alterar a flora bacteriana normal, resultando frequentemente em efeitos secundários como diarreia, dores de estômago, vómitos, náuseas, infeções vaginais, entre outros. Normalmente estas ocorrências são ligeiras, mas, quando se revelam mais severas, deverá informar o seu médico ou farmacêutico.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) prevê que até 2050 possam falecer cerca de 10 milhões de pessoas, em consequência do inadequado recurso a tratamentos e resistência aos antibióticos.
Com o intuito de travar esta ameaça em termos de saúde pública, consideramos a importância de sensibilizar a comunidade para o tema e escolhemos o Dia Europeu do Antibiótico, que se assinala a 18 de novembro, para o fazer.