Portal da Saude

Portal da Saúde
Alunos finlandeses visitam o Centro Hospitalar Conde de Ferreira
⌚ 21.09.2017

O Centro Hospitalar Conde de Ferreira recebeu, através do Departamento de Relações Internacionais do ISSSP - Instituto Superior de Serviço Social do Porto, uma visita de estudo de um grupo de alunos do curso de serviço social de uma universidade finlandesa, visando o seu processo formativo.

Durante a visita, realizada no dia 20 de setembro e acompanhada por elementos do corpo clínico e do serviço social, os alunos puderam contemplar as instalações e as práticas deste estabelecimento, inaugurado em 1883. 

A visita contemplou a singular Biblioteca que alberga um acervo de obras científicas únicas relacionadas com doenças do foro mental. Também as Hortas, cujo terreno tem cerca de 2500 m2, foram observadas. Estas hortas, terapêuticas, comunitárias e pedagógicas, integram um programa de Terapia Ocupacional.

Por fim, de realçar a visita ao raro Panótico, cujo objetivo, no século XIX, era a capacidade para observar a totalidade da sua superfície interior a partir de um único ponto, tentando assim controlar os comportamentos dos internados.