Notícias
Na celebração oficial dos 35 anos do Hospital da Prelada, no passado dia 27 de novembro, os nossos doentes foram recebidos com uma pequena caixa para medicamentos e balões.
Para marcar o dia, na sessão comemorativa, que decorreu no auditório do hospital, o Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares destacou que "O Hospital da Prelada chega aos 35 anos com o entusiasmo e a maturidade necessária que a idade exige e está preparado para enfrentar os desafios do futuro."
Já o Vereador da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo relembrou que "Sempre que a Câmara do Porto precisou, a Misericórdia do Porto disse presente", acrescentando que "nunca regateia esforços para junto do município do Porto, comprometer-se ao progresso e desenvolvimento na satisfação das necessidades mais básicas das pessoas".
O Bispo do Porto D. Manuel Linda também elogiou o Hospital da Prelada pela "referência e pontos fundamentais de apoio para o bem-estar da nossa sociedade", e dá os parabéns "pela capacidade de inovação e de sonhar (para aquela altura) e lançar projetos para o futuro.
Já o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que presidiu esta segunda-feira à Cerimónia Comemorativa dos 35 anos do Hospital da Prelada, destacou o trabalho da Misericórdia do Porto na área da saúde, referindo que esta "tem um papel assistencial, mas também de investigação e inovação nos cuidados de saúde" muito importante.
Durante a sua intervenção, o Ministro confirmou ainda que "o SNS não consegue responder atempadamente a todo o aumento da procura", concluindo que, por isso, "tem de continuar a trabalhar e de aprofundar a relação com parceiros como o Hospital da Prelada". Entre sorrisos, referiu mesmo que gostaria de ter um "Hospital da Prelada" em Lisboa!
Na agenda destacou-se o relançamento da 4.º edição da Revista Científica bi-anual da Misericórdia do Porto, Esculápio. Nesta edição incluem-se dois artigos originais, dois de revisão e um de opinião. A edição está disponível online neste portal de saúde, (mais sobre o lançamento da revista AQUI)
O programa contou ainda com uma Mesa redonda dedicada à exposição temática Leges Artis, inaugurada já no âmbito das celebrações dos 35 anos, em julho passado. (Saiba mais sobre a Mesa Redonda AQUI e sobre a exposição AQUI)
Para assinalar os 35 anos de história do Hospital da Prelada, foi criado ainda um espaço dedicado à história deste estabelecimento. Nele destaca-se, com recurso à imagem e ao vídeo, o vanguardismo da gestão e edificação desta unidade hospitalar, que foi e continua a ser, mais uma prova de inovação, quer na organização logística do espaço, como nas vertentes administrativas e de tratamentos.
Este espaço pretende evocar a memória de um passado que nos orgulha e honra e um legado que norteia o nosso futuro.
Após a Eucaristia, teve lugar um momento de convívio interno, que juntou ex-diretores clínicos, ex-administradores e ex-diretoras de enfermagem, tendo mesmo a ex-Diretora de Enfermagem Maria da Conceição Pinto de Almeida sido convidada para o momento simbólico de apagar as velas.
Ao som de música Jazz tocada por alunos do Conservatório de Música do Porto, o convívio entre todos foi animado. A encerrar, ouviram-se as palavras de agradecimento pelo cuidado e dedicação dos colaboradores à instituição nestes 35 anos, e de motivação para o futuro, pelas vozes do Mesário Manuel Pinto Teixeira, do Vice-Provedor Francisco Castelo Branco e do Provedor António Tavares.