Portal da Saude

Portal da Saúde
1º Prémio Cascatas de S. João
⌚ 26.09.2019
Entregue ao Centro Hospitalar Conde de Ferreira

O 1º. prémio do concurso de cascatas S. Joaninas foi entregue, no passado 20 de setembro, ao Centro Hospitalar Conde de Ferreira pela Câmara Municipal do Porto no Palacete dos Viscondes de Balsemão.

A notÍcia já havia sido anunciada a 29 de maio, mas só agora, foi entregue o prémio à instituição. Para o receber, estiveram presentes o Presidente do Conselho Executivo do Centro Hospitalar, Jorge Dias, a Supervisora do Serviço de Terapia Ocupacional, Teresa Rodrigues, e a Técnica responsável pela oficina de encadernação e cartonagem, Paula Cunha.

A cascata esteve instalada na frente do Centro Hospitalar até junho, e foi intitulada  - O S. João em Cartão, Reina como um Folião. A instalação foi uma concepção do Serviço de Terapia, Oficina de Cartonagem, de Expressão Plástica, de Lavores e do Serviço de Instalações e Equipamentos. 

O conceito procurou manter a sustentabilidade tendo o cenário e as suas personagens sido construídas a partir da reutilização de materiais: Papel de revistas, jornais, caixas de cartão, rolos de cartão e desperdícios de tecido.
Para símbolos da cidade do Porto o CHCF não prescindiu da Torre dos Clérigos, da Muralha Fernandina, do rio, dos barcos rabelos e das pontes. O Conde de Ferreira também não faltou, e tem presença assídua nas cascatas de S. João do CHCF. As sardinhas representaram as festas populares do Santo.
 A cascata vencedora reflectiu uma comunidade em festa e esta reflecte a comunidade do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.