Portal da Saude

Portal da Saúde
I Tertúlias da Gastrenterologia "Helicobacter Pylori - atualização de esquemas terapêuticos" | 2 OUT | Hospital da Prelada
⌚ 20.09.2018
Auditório do Hospital da Prelada

No próximo dia 2 de outubro, às 18h00, realizam-se as I Tertúlias de Gastrenterologia do Hospital da Prelada, com a temática "Helicobacter Pylori - atualização de esquemas terapêuticos".

O Helicobacter pylori (HP) infeta mais de metade da população mundial. Em Portugal, cerca de 83% da população adulta encontra-se infetada. A grande maioria da população infetada não apresenta sintomas. Mas, nos doentes com gastrites, úlceras gástricas e duodenais, 70% a 100% estão infetados. E, sabe-se que, pelo menos 90% dos cancros gástricos estão relacionados com a infeção por HP. 

A erradicação do HP elimina a resposta inflamatória e o tratamento precoce previne a progressão para lesões pré-malignas gástricas. Todos os doentes infetados devem ser tratados. Na impossibilidade de elaborar recomendações para todos os cenários clínicos, regras muito simples permitem-nos selecionar o melhor esquema terapêutico para cada doente. 

As inscrições são gratuitas, porém obrigatórias.

Para mais informações e inscrições contacte gastrenterologia.tertulias@hospitaldaprelada.pt.