Portal da Saude

Portal da Saúde
Encontro de Enfermeiros: Enfermagem e Enfermeiros "Uma marca global"
⌚ 12.05.2023
Hospital da Prelada celebra o dia com evento

Está a decorrer desde esta manhã, dia 12 de maio, o Evento "Encontro de Enfermeiros: Enfermagem e Enfermeiros - Uma marca global".

O evento "Encontro de Enfermeiros" no Hospital da Prelada, contou com a intervenção do Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, logo na abertura dos trabalhos, no âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro,  subordinado ao  tema Enfermagem e Enfermeiros - "uma marca global".

Esta sessão destina-se, essencialmente, a refletir sobre os desafios para Portugal, para a Europa e para o Mundo em que vivemos, na área da saúde, em que os enfermeiros são uma parte fundamental na sua resolução

Filomena Maia, enfermeira diretora, começou por recordar Florence Ninghtingale, fundadora da Enfermagem Moderna.

Já o Provedor lembrou que " Os problemas foram-se alterando ao longo do tempo, mas existe sempre uma raiz comum, que é coadjuvada pelo desenvolvimento da atividade no sector da enfermagem". Considerando que "é premente apostar na evolução cientifica e num serviço de saúde robusto e forte", António Tavares destacou ainda que "o setor social também tem um contributo a dar neste domínio". Referindo-se  aos desafios da inteligência artificial, sublinhou  igualmente a importância da parte  emocional, "que é aquilo com que todos os dias temos de lidar, em particular nesta área".

A sessão de abertura ficou marcada pela importância da evolução no setor, que implica uma mudança de paradigma, com investimento em especialidades que são importantes, e na prevenção.

"As conclusões deste encontro irão dar novas pistas para reflexão e influenciar aqueles que tem responsabilidades politicas e de decisão", concluiu o Provedor.

A sessão de abertura contou, ainda, com a presença de João Carvalho Sousa, Presidente do CDRN / Ordem dos Enfermeiros e de Filomena Cardoso, Vogal da Comissão Executiva do SNS.

 

Feliz Dia Internacional do Enfermeiro!