Portal da Saude

Portal da Saúde
Dia Mundial do Sono
⌚ 17.03.2023

A frase "dormir é meio sustento" parece ter caído definitivamente em desuso, mas a sua importância continua atual e pode ser fundamental para garantir uma boa qualidade de vida no imediato, mas sobretudo a médio e longo prazo. É isso que garantem os médicos.

Hoje sabemos que um terço da população em geral tem distúrbios do sono e, na população acima dos sessenta anos, estamos a falar de valores entre os 40 a 70%, números que devem exigir o recurso a ajuda médica.

O estilo de vida é o principal responsável pela má qualidade do sono, o que acontece essencialmente entre a população mais jovem. Hoje dedicamos pouco tempo ao sono e isso torna-se um ciclo vicioso. Mas existem outros fatores que contribuem para a falta de sono ou para as chamadas insónias, como é o caso do stress acumulado, consumo de tóxicos ou mesmo a utilização de medicação que precisa de ser revista.  No caso dos homens, pode estar igualmente relacionado com problemas de prostatismo, o que provoca interrupções do sono e condiciona o descanso.

Se tem distúrbios do sono, procure ajuda médica. Marque uma Consulta de Medicina Interna. No Hospital da Prelada, Cuidar de Si é a nossa Especialidade!