Portal da Saude

Portal da Saúde
Alimentação saudável em tempos de pandemia
⌚ 26.11.2020

Em tempos de Pandemia, provocada pelo vírus SARS-CoV-2, na qual a probabilidade de efeitos mais nocivos na saúde poderá ser mais prevalente a quem detém doenças cardiovasculares provocadas tais como por hipertensão, diabetes, colesterol elevado, obesidade, etc., urge saber encontrar um ponto de equilíbrio no que respeita à alimentação que a população mantém.

 Se por um lado o facto de haver mais pessoas em confinamento, reduzindo a atividade física e tornando-as mais sedentárias, por outro lado o fator do "conforto" a nível alimentar - com um consumo agravado de fast food, alimentos açucarados e salgados, ingestão de bebidas alcoólicas, etc. - poderão fazer com que haja um agravamento no estado de saúde.

 Comumente referido, Portugal é um "país à beira mar plantado", com uma biodiversidade incrível de bens alimentares, acesso a um vasto leque de produtos que permitem a que a população possa ter uma escolha rica para o seu prato e de forma saudável.

No passado dia 16 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação, e nós Portugal (esse "país à beira mar plantado") estamos infimamente ligados ao tipo de Dieta Mediterrânica. Para além do consumo de hortícolas e frutas frescas da época, leguminosas e oleaginosas, azeite como principal fonte de gordura, temperos com ervas aromáticas em detrimento do sal, maior consumo de pescado em vez carnes vermelhas, consumo moderado de lacticínios e uso principalmente de fontes de confeção que preservem mais os nutrientes, tais como sopas, cozidos, caldeiradas e ensopados, esta Dieta Mediterrânica também fala de um elemento muito importante para a Saúde Mental, o convívio à mesa.

 Somos uma sociedade bastante cultural, que gosta de estar à mesa, conversar, interagir, despendendo bastante tempo neste local de convívio.

 Esta Pandemia privou-nos de o fazer com a frequência que estaríamos habituados, com familiares e amigos, causando de certa forma um desgaste emocional na maioria da população.

Uma alimentação saudável, prática de exercício (mesmo que o seja em casa) e um ânimo positivo, certamente que serão uma mais valia a superar o presente momento, aguardando que melhores tempos chegarão. Nunca hesite em contactar um Profissional de Saúde que o possa ajudar em caso de necessidade.

 

Miguel Santos

Nutricionista