Portal da Saude

Portal da Saúde
Envelhecimento
Consulta Multiprofissional


DESCRIÇÃO GERAL 

Consulta dirigida a pessoas com mais de 65 anos e com alteração do seu estado de saúde. 

O nosso principal objetivo é a promoção da saúde, ação preventiva e manutenção das capacidades validadas. 

Realizamos uma abordagem global com a aplicação de várias escalas de monitorização da autonomia, marcha, atividade de vida diária, qualidade de vida, estado nutricional. Tal permite-nos perceber o grau de dependência física/cognitiva/social de cada cliente. 

Pretendemos, assim, promover o envelhecimento saudável e ativo, preferencialmente em ambiente familiar, de modo que se potencie a reabilitação funcional e cognitiva do cliente, nunca esquecendo os apoios sociais. 


A NOSSA EQUIPA 

Asseguramos uma abordagem clínica multiprofissional com equipa especializada em Medicina Geral e Familiar, Enfermagem Comunitária, Fisiatria e Neuropsicologia.  

Disponibilizamos, ainda, o apoio de todas as especialidades médicas e não médicas do Hospital da Prelada, consideradas necessárias para cada cliente. 


A NOSSA OFERTA 

Fazemos o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de problemas comuns associados ao envelhecimento: alterações de memória, demências, distúrbios do sono, doença psiquiátrica, anorexia, disfagia, úlceras de pressão, dor crónica, anquilose, miopatia de desuso, risco de queda, etc.  

Para além disso, asseguramos uma continuidade de seguimento (telefónica e presencial, tanto no Hospital da Prelada como no domicílio), com sinalização precoce para as diferentes estruturas e programas da Misericórdia do Porto. 

Investimento na saúde para reduzirmos o custo com a doença. 


A NOSSA CONSULTA 

Na primeira consulta (duração estimada 40-60 minutos), o cliente é avaliado pela nossa equipa clínica multiprofissional, que diagnostica as necessidades específicas e traça um plano de intervenção. 

Nessa primeira consulta, o cliente deve trazer toda a medicação que toma habitualmente e os exames realizados recentemente ou considerados importantes para a sua avaliação clínica. 

O cliente deve, ainda, estar acompanhado, preferencialmente pelo cuidador principal (sempre que possível). 

Posteriormente, apresentamos o Plano de Cuidados Individualizado, Dinâmico e Interventivo, cujo impacto da execução é avaliado periodicamente. 

 

FOCADOS EM SI E NA SUA FAMÍLIA 

Acompanhamos todo o processo do envelhecimento. 

O cliente é o centro desta consulta, mas não colocamos à margem o seu contexto. 

Sempre que possível, os nossos cuidados visam manter o cliente no seu contexto domiciliário, encontrando ferramentas para esteja em segurança, dispondo para isso de todo o suporte social e clínico considerado necessário. 

O plano terapêutico é decidido com o cliente e a sua família.  

Todos são envolvidos e responsáveis pelo seu cumprimento. 


Temos um novo olhar sobre a sua saúde!